MACEIÓ
Semana da Enfermagem tem palestras sobre inovação e empreendedorismo
Evento será realizado no dia 15 de maio, na Afya
A Afya, maior hub de educação e soluções para a área médica e da saúde no Brasil, realiza, na próxima quinta-feira (15), a Semana da Enfermagem – Open Day, com uma programação especial de palestras e minicursos voltados à inovação, tecnologia e empreendedorismo como ferramentas transformadoras da profissão. O evento terá início às 9h e será realizado no campus da instituição, em Maceió.
Com entrada gratuita, o evento é voltado a estudantes de enfermagem da graduação ou de cursos técnicos, além de profissionais da área que desejam se atualizar. Todos os participantes receberão certificado e validação de horas complementares. As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/FBW... Semana da Enfermagem é de extrema importância porque iremos discutir temas atuais e relevantes para a prática profissional”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da Afya Maceió, Fabiani Tenório. “Por isso abrimos nosso campus a estudantes de outras instituições e técnicos e profissionais que buscam se desenvolver”, afirma.
A programação conta com palestras simultâneas no período da manhã, das 9h às 10h, com temas como inovação no SUS - teste de DNA-HPV, empreendedorismo estético e novas diretrizes no cateterismo vesical de demora. À tarde, das 13h30 às 15h30, serão realizados minicursos práticos sobre atuação do enfermeiro em nefrologia, manejo do PICC e boas práticas obstétricas no pré-parto, parto e nascimento.
Os conteúdos serão ministrados por nomes reconhecidos na área, como os enfermeiros Wbiratan de Lima Souza, doutor em Políticas Públicas, Andressa Barros, especialista em Urgência e Emergência, Renata Braga, pós-graduada em Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e em Infectologia, entre outros. As atividades ocorrerão nos auditórios e salas do Bloco C, com estrutura completa para receber os participantes.
No Brasil, a Semana Nacional de Enfermagem é celebrada de 12 a 20 de maio e foi instituída em comemoração ao nascimento de Florence Nightingale e Ana Néri, duas mulheres importantes na história da enfermagem. A data busca destacar a importância da profissão para a saúde pública do país.