Auxílio

Lessa decreta emergência em seis municípios afetados pelas chuvas

Municípios estão incapacitados de dar resposta adequada ao enfrentamento do desastre climático
Por Tamara Albuquerque 22/05/2025 - 14:50
A- A+
Agência Alagoas
Ronaldo Lessa assina os decretos de situação de emergência para municípios afetados pelas chuvas
Ronaldo Lessa assina os decretos de situação de emergência para municípios afetados pelas chuvas

O governador em exercício Ronaldo Lessa assinou na tarde desta quinta-feira,22, decretos de situação de emergência em função das chuvas e consequentes inundações e enchentes em seis municípios de Alagoas. Os decretos são referentes aos municípios de Passo de Camaragibe, São Luís do Quintude, São Miguel dos Milagres, Rio Largo, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro, todos com importantes situações de desastres em função das volumosas chuvas que caem no estado desde a última sexta-feira,16.

A situação de emergência ocorre quando um desastre compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. Isso significa que o município ainda consegue atuar, mas precisa de apoio externo para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais. 

A medida foi formalizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e será publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE).

Boletim divulgado nesta manhã pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atualizou os números de desabrigados e desalojados, que já somam mais de 3.100 pessoas em 16 municípios alagoanos afetados. Ao todo, foram contabilizadas 653 pessoas desabrigadas e 2.517 desalojadas.

Entre os municípios em situação de emergência, São Luís do Quitunde registra o maior número de afetados, com 1.588 desalojados e 386 desabrigados, seguido por São Miguel dos Milagres, com 300 desalojados e 100 desabrigados.

O decreto assinado pelo governador, que tem validade de 180 dias, é o primeiro passo para o posterior reconhecimento federal de situação de emergência e facilita, sobretudo, que o gestor solicite ao Ministério de Desenvolvimento e Defesa Regional recursos para ações de defesa civil.

Este decreto autoriza o Estado e o Governo Federal a repassarem recursos financeiros e materiais aos municípios. Esta é a resposta do Governo de Alagoas para auxiliar as cidades atingidas pelas fortes chuvas", afirmou o governador em exercício Ronaldo Lessa.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Kátia Born, também presente na assinatura do decreto anunciou que o Estado publicou um crédito suplementar para a Seades, que será destinado à aquisição de cestas básicas, produtos de limpeza e colchões. “O secretário Gustavo Pontes [Saúde] comunicou que está montando um kit saúde e de higiene pessoal para que sejam distribuídos aos municípios", acrescentou a secretária.


Encontrou algum erro? Entre em contato