Auxílio

Lessa decreta emergência em seis municípios afetados pelas chuvas

Municípios estão incapacitados de dar resposta adequada ao enfrentamento do desastre climático
Agência Alagoas
Ronaldo Lessa assina os decretos de situação de emergência para municípios afetados pelas chuvas
Ronaldo Lessa assina os decretos de situação de emergência para municípios afetados pelas chuvas

O governador em exercício Ronaldo Lessa assinou na tarde desta quinta-feira,22, decretos de situação de emergência em função das chuvas e consequentes inundações e enchentes em seis municípios de Alagoas. Os decretos são referentes aos municípios de Passo de Camaragibe, São Luís do Quintude, São Miguel dos Milagres, Rio Largo, Coqueiro Seco e Marechal Deodoro, todos com importantes situações de desastres em função das volumosas chuvas que caem no estado desde a última sexta-feira,16.

A situação de emergência ocorre quando um desastre compromete parcialmente a capacidade de resposta do poder público local. Isso significa que o município ainda consegue atuar, mas precisa de apoio externo para enfrentar os danos e restabelecer serviços essenciais. 

A medida foi formalizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e será publicada em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE).

Boletim divulgado nesta manhã pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atualizou os números de desabrigados e desalojados, que já somam mais de 3.100 pessoas em 16 municípios alagoanos afetados. Ao todo, foram contabilizadas 653 pessoas desabrigadas e 2.517 desalojadas.

Entre os municípios em situação de emergência, São Luís do Quitunde registra o maior número de afetados, com 1.588 desalojados e 386 desabrigados, seguido por São Miguel dos Milagres, com 300 desalojados e 100 desabrigados.

O decreto assinado pelo governador, que tem validade de 180 dias, é o primeiro passo para o posterior reconhecimento federal de situação de emergência e facilita, sobretudo, que o gestor solicite ao Ministério de Desenvolvimento e Defesa Regional recursos para ações de defesa civil.

Este decreto autoriza o Estado e o Governo Federal a repassarem recursos financeiros e materiais aos municípios. Esta é a resposta do Governo de Alagoas para auxiliar as cidades atingidas pelas fortes chuvas", afirmou o governador em exercício Ronaldo Lessa.

A secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Kátia Born, também presente na assinatura do decreto anunciou que o Estado publicou um crédito suplementar para a Seades, que será destinado à aquisição de cestas básicas, produtos de limpeza e colchões. “O secretário Gustavo Pontes [Saúde] comunicou que está montando um kit saúde e de higiene pessoal para que sejam distribuídos aos municípios", acrescentou a secretária.


Encontrou algum erro? Entre em contato