Pausa

Semarh tira Alagoas do 'alerta máximo' com alívio das chuvas no estado

Nível de severidade meteorológica passou a 'estado de atenção' com redução das precipitações
Por Tamara Albuquerque 22/05/2025 - 13:39
A- A+
Defesa Civil de Maceió
São Luís do Quitunde, um dos municípios mais afetados pelas chuvas
São Luís do Quitunde, um dos municípios mais afetados pelas chuvas

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) anunciou nesta quinta-feira,22, ter reclassificado o nível de severidade meteorológica em Alagoas de Alerta Máximo para Estado de Atenção. Segundo o órgão, a decisão foi tomada com base nas previsões mais recentes, que apontam tendência de diminuição dos volumes de chuva nas regiões do Litoral, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco.

As informações divergem do alerta emitido também nesta quinta-feira, 22, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que anunciou perigo potencial para acumulado de chuva em 71 municípios de Alagoas até às 10 horas da manhã de sexta-feira,23. Pelo Inmet, a previsão é de chuvas entre 20 e 30 mm por hora, podendo chegar a 50 mm em 24 horas, com risco - baixo - de alagamentos e deslizamentos em áreas consideradas vulneráveis.

Na avaliação da Semarh sobre os modelos numéricos de previsão do tempo, as chuvas mais intensas em Alagoas já passaram no Litoral, Região Metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais regiões do estado, a previsão é de chuva de fraca intensidade. 

"Embora o cenário meteorológico tenha melhorado, a Semarh informa que o solo permanece bastante encharcado, o que mantém o risco de elevação do nível de pequenos córregos e riachos, alagamentos em áreas com deficiência de drenagem urbana e, principalmente, deslizamentos de terra em encostas", informou.

O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo website da Semarh através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico


Encontrou algum erro? Entre em contato