Riscos associados
Ventos e chuvas colocam Alagoas em estado de alerta máximo
Risco de deslizamento em áreas de encosta permanece elevado, segundo a Semarh
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) alerta para a persistência de chuvas em Alagoas que devem elevar os acumulados, acompanhadas por rajadas de vento para as regiões ambientais da Zona da Mata, Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Baixo São Francisco e Agreste no decorrer desta segunda-feira, 30. Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.
O fenômeno climático Cavado, sobre o Oceano Atlântico, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada.
Segundo o órgão, a atenção especial está voltada para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste de Alagoas, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos.
Há risco de novos pontos de alagamento, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação dos rios e lagoas. O risco de deslizamento em áreas de encosta permanece elevado. Nas demais regiões ambientais do estado, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.