Riscos associados

Ventos e chuvas colocam Alagoas em estado de alerta máximo

Risco de deslizamento em áreas de encosta permanece elevado, segundo a Semarh
Por Redação com assessoria 30/06/2025 - 13:14
A- A+
Inmet
Chuvas atingem Alagoas
Chuvas atingem Alagoas

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) alerta para a persistência de chuvas em Alagoas que devem elevar os acumulados, acompanhadas por rajadas de vento para as regiões ambientais da Zona da Mata, Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Baixo São Francisco e Agreste no decorrer desta segunda-feira, 30.  Nas demais regiões, também há previsão de chuva de intensidade fraca a moderada neste período.

O fenômeno climático Cavado, sobre o Oceano Atlântico, está favorecendo a formação de áreas de nebulosidade convectiva e o escoamento em baixos níveis pode gerar rajadas de vento de intensidade moderada. 

Segundo o órgão, a atenção especial está voltada para as regiões do Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Agreste de Alagoas, onde a formação de instabilidades pode gerar acumulados de chuva mais expressivos.

Há risco de novos pontos de alagamento, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana e elevação dos rios e lagoas. O risco de deslizamento em áreas de encosta permanece elevado. Nas demais regiões ambientais do estado, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato