FERRAMENTA

Órgãos firmam parceria para mapear e recuperar nascentes em Alagoas

Aplicativo será usado para cadastrar fontes de água em todas as regiões do estado
Por Assessoria 14/07/2025 - 16:26
A- A+
Assessoria
Reunião com as entidades
Reunião com as entidades

O Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) firmaram, nesta segunda-feira, 14, uma parceria para implementar o aplicativo “Água para o Futuro” no estado. A ferramenta será utilizada para mapear, georreferenciar e recuperar nascentes em Alagoas.

Criado pelo MP do Mato Grosso e adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o “Água para o Futuro” permite o registro de dados sobre nascentes, com apoio técnico dos órgãos ambientais. Em Alagoas, a iniciativa será integrada a programas da Semarh e do IMA, como o Semarh Maps e o Agente Jovem Ambiental.

Durante o encontro de lançamento da parceria, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, destacou que a medida segue diretrizes do CNMP e pode contribuir para a formulação de políticas públicas. Também participaram do anúncio a promotora Lavínia Fragoso, o promotor Alberto Fonseca, o secretário Gino César e o presidente do IMA, Gustavo Lopes.

Segundo Lavínia Fragoso, o objetivo é identificar nascentes em áreas públicas, privadas ou em unidades de conservação, avaliando as que precisam de recuperação ou apenas de preservação. Alberto Fonseca afirmou que o projeto está alinhado ao planejamento estratégico do MPAL e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como o ODS 6, que trata do acesso à água potável.

O secretário Gino César disse que a experiência acumulada pela pasta será aplicada no projeto, enquanto Gustavo Lopes informou que as equipes do IMA auxiliarão no mapeamento durante ações de campo.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato