FERRAMENTA
Órgãos firmam parceria para mapear e recuperar nascentes em Alagoas
Aplicativo será usado para cadastrar fontes de água em todas as regiões do estado
O Ministério Público de Alagoas (MPAL), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA/AL) firmaram, nesta segunda-feira, 14, uma parceria para implementar o aplicativo “Água para o Futuro” no estado. A ferramenta será utilizada para mapear, georreferenciar e recuperar nascentes em Alagoas.
Criado pelo MP do Mato Grosso e adotado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o “Água para o Futuro” permite o registro de dados sobre nascentes, com apoio técnico dos órgãos ambientais. Em Alagoas, a iniciativa será integrada a programas da Semarh e do IMA, como o Semarh Maps e o Agente Jovem Ambiental.
Durante o encontro de lançamento da parceria, o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, destacou que a medida segue diretrizes do CNMP e pode contribuir para a formulação de políticas públicas. Também participaram do anúncio a promotora Lavínia Fragoso, o promotor Alberto Fonseca, o secretário Gino César e o presidente do IMA, Gustavo Lopes.
Segundo Lavínia Fragoso, o objetivo é identificar nascentes em áreas públicas, privadas ou em unidades de conservação, avaliando as que precisam de recuperação ou apenas de preservação. Alberto Fonseca afirmou que o projeto está alinhado ao planejamento estratégico do MPAL e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como o ODS 6, que trata do acesso à água potável.
O secretário Gino César disse que a experiência acumulada pela pasta será aplicada no projeto, enquanto Gustavo Lopes informou que as equipes do IMA auxiliarão no mapeamento durante ações de campo.