MEC
Alagoas adere à Prova Nacional Docente para seleção de professores
Exames serão aplicados em 26 de outubro
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) traz uma novidade para os professores interessados em ingressar na carreira do magistério pela rede pública estadual de ensino: a adesão à Prova Nacional Docente (PND), instituída este ano pelo Ministério da Educação (MEC), a partir do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O objetivo do exame é auxiliar estados e municípios a selecionarem professores para as suas redes. A Portaria Seduc nº 7.388/2025, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 25 de junho, está disponível no site da Seduc na aba “Avisos” e dispõe sobre a possibilidade de utilização da PND como etapa de concurso público para provimento de cargos efetivos no âmbito da Seduc.
As inscrições para a prova nacional estão abertas até o dia 25 deste mês, por meio de sistema próprio, e serão aplicadas no dia 26 de outubro.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, explica que esta pode ser uma excelente oportunidade para os interessados em ingressar na rede estadual, considerando a intenção do governo em realizar concurso público para o cargo efetivo de professor até o final do segundo semestre deste ano e ainda em outros Processos Seletivos Simplificados (PSS).
“Como está previsto no próprio regulamento nacional, a adesão não nos obriga a utilizar os resultados da PND em todos os nossos processos seletivos. A decisão será nossa de utilizá-la como uma das etapas, cabendo oficializar no respectivo edital. Mas, acreditamos que esta é uma iniciativa muito positiva, pois qualifica nossos profissionais, e reafirmamos, sim, o interesse em utilizá-la em nossos editais”, declara Roseane.