CONCLUSÃO
Perícia descarta falha mecânica em acidente de ônibus na Serra da Barriga
Segundo os peritos, freios traseiros e dianteiros estavam em perfeito funcionamento
A Polícia Científica de Alagoas descartou, nesta sexta-feira, 18, que uma falha mecânica tenha causado o acidente com o ônibus que matou 20 pessoas na Serra da Barriga, em União dos Palmares. A conclusão foi apresentada em coletiva de imprensa por peritos criminais responsáveis pela análise do veículo, recolhido após o acidente ocorrido em novembro do ano passado.
De acordo com o perito Marcelo Velez, os sistemas de freio dianteiro e traseiro estavam em perfeito funcionamento e não apresentavam folgas. Também já havia sido descartada qualquer influência do traçado da pista ou de fatores ambientais.
“Haja vista que havia sido descartada morfologia da pista e causa ambiental como determinante para o acidente, e agora também descartada a hipótese de falha mecânica, sobra a questão de condução”, afirmou.
O delegado Guilherme Iusten, que acompanhou a coletiva, confirmou que o processo criminal será extinto, já que o motorista também morreu no acidente. “Ficou comprovado que houve uma falha de procedimento, uma falha humana. Então caberia o processo por homicídio culposo, mas como o motorista morreu, o processo será encerrado”, disse.
A retirada do ônibus da ribanceira foi feita em duas etapas, devido ao peso da estrutura. Técnicos utilizaram guinchos e cabos de aço para dividir o veículo e remover primeiro a parte dianteira e depois a traseira, considerada a mais pesada.
Familiares das vítimas chegaram a levantar suspeitas de que peças haviam sido furtadas durante os meses em que o veículo ficou na área de mata. No entanto, o perito Cantuária afirmou que essa possibilidade foi descartada. “Apenas o motor de partida não foi localizado no veículo, mas não há indícios de que ele tenha sido removido indevidamente”, explicou.
O CASO
Em novembro do ano passado, um ônibus escolar cedido pela Prefeitura de União dos Palmares despencou de uma ribanceira enquanto transportava o motorista e 47 passageiros. O acidente ocorreu após o veículo apresentar problemas durante a subida da Serra da Barriga. O grupo seguia em direção ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, onde participaria do projeto Pôr do Sol na Serra.