Investimentos
Municípios de Alagoas terão reforço na estrutura da saúde com Novo PAC
Maceió e Palmeira dos Índios vão ganhar policlínicas para consultas com especialidades
O governo federal anunciou que 11,9 mil propostas foram selecionadas para o Novo PAC Seleções 2025 em 5.290 cidades. Os novos equipamentos de saúde serão disponibilizados e empregados em todas as regiões do país, com um investimento total da ordem de R$ 6 bilhões para construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), policlínicas e expandir frota do SAMU, entre outras ações.
Municípios em Alagoas serão beneficiados em todas as modalidades propostas. Maceió e Palmeira dos Índios serão contemplados com policlínicas Regionais, estrutura inovadora que expande a cobertura do atendimento com médicos de diferentes especialidades, definidas com base no perfil da população em regiões com vazios assistenciais. Além disso, oferta à população exames gráficos e de imagem para a realização de diagnósticos e pequenos procedimentos.
Segundo o governo, as seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade – conforme divulgado no lançamento do programa. As cidades selecionadas alcançaram 95% dos municípios brasileiros, nas 27 unidades federativas.
Maceió também será contempladas com a renovação da frota do SAME, o que vai melhorar o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência. Outros 17 municípios vão ganhar unidades odontológicas móveis, 25 vão receber unidades básicas de saúde, 5 municípios terão unidades de Centro de Atenção Psicossocial e todos as 102 cidades alagoanas vão receber equipamentos para UBS.
Com os recursos da segunda edição do PAC Seleções 2025, a capacidade de atendimento na rede pública de saúde será ampliada em todo o país.