SAÚDE

UPAs de Maceió registram mais de 170 mil atendimentos no 1º semestre do ano

UPAs do Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, juntas, registraram 170.953 atendimentos
Por Assessoria 26/07/2025 - 10:31
A- A+
Itawi Albuquerque
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, em Maceió, encerraram o primeiro semestre de 2025 com quase 170 mil atendimentos
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, em Maceió, encerraram o primeiro semestre de 2025 com quase 170 mil atendimentos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Benedito Bentes, Santa Lúcia e Trapiche da Barra, em Maceió, encerraram o primeiro semestre de 2025 com quase 170 mil atendimentos realizados, superando os números do mesmo período do ano anterior.

De janeiro a junho deste ano, as três UPAs, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió, somaram 170.953 atendimentos realizados. A mais procurada foi a UPA Benedito Bentes, com 62.662 atendimentos, seguida da UPA Trapiche da Barra, com 54.325, que quase foi alcançada pela UPA Santa Lúcia e seus 53.966 atendimentos.

Juntas, as três unidades registraram um aumento de 35,05% no volume de atendimentos em comparação com o mesmo período do ano anterior, que registrou 126.589 atendimentos.

Vale ressaltar que a UPA Santa Lúcia é a mais nova das três, iniciando suas atividades em 27 de fevereiro de 2024, embora sua inauguração oficial tenha ocorrido em 11 de março. Desde então, a unidade vem conquistando a confiança dos maceioenses, cuja procura pelos serviços oferecidos confirma sua relevância.

Balanço

Ao longo dos últimos seis meses, as três unidades conquistaram reconhecimentos e trouxeram inovação para a saúde de Maceió. Em janeiro, as UPAs Benedito Bentes e Trapiche da Barra foram reconhecidas no evento “Unidade Campeã”, promovido pela SMS, em virtude de suas contribuições ao Sistema Único de Saúde (SUS) e pela conquista do selo Nível 3 - Acreditado Pleno, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

As duas unidades também foram avaliadas pela Quality Global Alliance (QGA), em fevereiro, e conseguiram a manutenção do selo Nível Diamond da Qmentum International, válido por três anos e que atesta a excelência em práticas de gestão e qualidade assistencial.

Já em maio, a UPA Benedito Bentes registrou seu maior volume de procura em um único mês nos últimos cinco anos, com 11.684 atendimentos, enquanto que a UPA Trapiche da Barra realizou, em junho, o primeiro procedimento de trombólise da unidade, aumentando as chances de vida dos pacientes que chegam apresentando complicações em decorrência da trombose.

E ainda no mês de junho, a UPA Santa Lúcia conquistou o 2º lugar no ranking de Alagoas entre as Melhores Empresas para Trabalhar de médio e grande porte, pela consultoria global GPTW. Além disso, também foi destaque o projeto RadInclui Radiologia Inclusiva, o primeiro do segmento no Brasil, visando a inclusão dos pacientes com necessidades especiais, especialmente com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato