EDUCAÇÃO

Prefeitura de Arapiraca faz doação da área de presídio desocupado à Ufal

Espaço sedia o Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem do Campus Arapiraca
Por Assessoria 28/07/2025 - 15:18
A- A+
Assessoria
Projeto vai ampliar espaço do campus para realização de suas atividades.
Projeto vai ampliar espaço do campus para realização de suas atividades.

A área que, até o ano de 2013, era ocupada por um presídio e agora sedia o Complexo de Ciências Médicas e Enfermagem do Campus Arapiraca foi oficialmente doada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No dia 16 de julho, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, assinou o ofício que encaminhou o projeto de lei de doação para apreciação final pela Câmara de Vereadores.

A vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, esteve presente no momento da assinatura e, ao relembrar as dificuldades enfrentadas, ressaltou a importância de celebrar essa conquista. O espaço doado corresponde à área onde funcionou o antigo Presídio Desembargador Luis Oliveira Souza (PDLOS) e que foi desativado após a inauguração do Presídio do Agreste, localizado no município de Girau do Ponciano.

“Quando dizíamos que iríamos conseguir nos desvencilhar dos problemas e das inseguranças que o funcionamento do presídio acarretava ao nosso campus, muitos falavam que eu era sonhadora demais e que tal missão era impossível. Hoje, não só temos a tranquilidade necessária, como também, a partir de agora, a incorporação oficial daquele espaço ao nosso campus, ampliando as oportunidades de crescimento e de mais propulsão de trabalho para nós”, comemorou.

Além de Eliane, participaram do momento da assinatura o diretor-geral do Campus Arapiraca, professor Arnaldo Tenório, e a técnica - administrativa Amanda Oliveira. O prefeito Luciano Barbosa declarou, com entusiasmo, a alegria de poder caminhar junto com a Universidade, destacando a importância da instituição para o crescimento do município. “A Ufal é um dos maiores vetores de transformação social e a prefeitura será sempre parceira de vocês no que for preciso”, destacou.

Na visão do diretor-geral do Campus Arapiraca, o projeto de lei assinado pelo prefeito e encaminhado para apreciação final pela Câmara Municipal é de suma importância para a Ufal, uma vez que contribuirá, de maneira significativa, para ampliar o espaço do campus para realização de suas atividades.

“A doação do terreno do antigo presídio ao Campus de Arapiraca é uma medida estratégica, que visa solucionar um dos nossos maiores desafios que é a falta de espaço físico adequado. Atualmente, a Ufal em Arapiraca opera em instalações que se tornaram insuficientes para a crescente demanda. Com a doação do novo terreno, surge a possibilidade de expansão das instalações, através da construção de novos blocos de salas de aula, laboratórios modernos, bibliotecas e áreas de convivência que beneficiarão toda a comunidade acadêmica”, detalhou.


Encontrou algum erro? Entre em contato