DENÚNCIA
Professor do Ifal Campus Penedo é demitido por assédio sexual contra alunas
Decisão foi publicada pelo reitor após conclusão de processo disciplinar
Um professor efetivo do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que atuava no Campus Penedo, foi demitido do cargo após ser investigado por assédio sexual contra alunas. A punição foi publicada por meio de portaria assinada pelo reitor Carlos Guedes de Lacerda, na quarta-feira, 23, e refere-se à conclusão de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Segundo informações do site CadaMinuto, o servidor teria assediado diversas estudantes.
A demissão ocorre em meio a outras investigações internas no Ifal envolvendo denúncias de conduta sexual imprópria. Em junho, por exemplo, um diretor de campus foi afastado preventivamente após a abertura de um PAD motivado por acusações semelhantes.
Na época, o afastamento coincidiu com a repercussão da reportagem do portal Metrópoles, publicada na terça-feira, 25 de junho, sob o título “O assédio sexual nos campi em 128 atos”. O conteúdo revelou que instituições federais de ensino instauraram mais de uma centena de processos por conduta inapropriada.
O Ifal informou que os afastamentos e punições seguem recomendações das comissões processantes e que vem adotando medidas de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação. O instituto afirma ainda que atua com ouvidoria, corregedoria, auditoria interna e conselho de ética, além de manter ações educativas nos campi.