ALAGOAS
AMA e Ibama ajudam a fortalecer a agricultura familiar com sustentabilidade
Municípios apoiarão agricultores com foco na preservação e sustentabilidade
Representantes de órgãos federais, estaduais e municipais se reuniram na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) para discutir estratégias de preservação da Caatinga e apoiar pequenos e médios agricultores com foco no desenvolvimento sustentável. O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho, que será coordenado pelo secretário de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia, Marcos Diniz.
O grupo atuará com base em dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que apresentou um relatório sobre as áreas desmatadas. Caberá aos municípios promover ações de conscientização e disseminar informações legais junto às comunidades rurais.
Durante o encontro, realizado na terça-feira, 16, o superintendente do Ibama em Alagoas, Reginaldo Couto, destacou que mais de 5 mil hectares da Caatinga já foram desmatados em 2024. Ele defendeu mais segurança jurídica para os agricultores e citou experiências bem-sucedidas em Delmiro Gouveia e Olho D’Água das Flores, onde ações educativas junto aos assentados têm contribuído para a prevenção do desmatamento.
A secretária de Agricultura de Alagoas, Aline Rodrigues, afirmou que programas como o Seagri em Movimento e a feira da agricultura familiar terão papel fundamental na ampliação do acesso à informação qualificada sobre a legislação ambiental.
Durante a reunião, o Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou que o governador Paulo Dantas vai assinar uma nova lei que prevê crédito de reposição florestal. Também foi anunciada a atualização do Plano Estadual de Combate à Desertificação, com apoio da universidade.
Já a Emater acompanhará cerca de 300 agricultores por meio do programa Semiárido Bem Viver, voltado para práticas produtivas mais sustentáveis.