Nordeste
Frente fria avança no país e traz alerta de chuvas intensas para Alagoas
Final de semana deve registrar forte pluviosidade no estado com queda de temperatura
A frente fria que passou pelo centro-sul do país conseguirá avançar de maneira abrangente nos próximos dias, ocasionando a formação de chuvas intensas e transtornos no Nordeste. A previsão é de que o sistema afetará Alagoas, Bahia, Sergipe e Pernambuco. Além das chuvas, haverá queda significativa de temperatura. A informação é do site Tempo.com, baseada em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Essa será a frente fria mais intensa de Julho e a abrangência da sua atuação cobrirá grande parte do país - inclusive o Nordeste. Ao longo de 2025, diversas frentes frias têm encontrado condições climáticas para avançar até a região, algo que não foi comum nos anos anteriores.
A frente fria chegou à altura da Bahia nesta quarta-feira,30, causando chuvas nos arredores de Porto Seguro, no extremo sul do estado. Ao longo da quinta-feira, 31, a chuva segue avançando em direção norte, passando por Canavieiras, Ilhéus, Itacaré e chegando até Salvador no fim do dia.
Na sexta-feira, 1º de agosto, os resquícios desse sistema frontal encontram, entre a altura de Salvador e Sergipe, condições favoráveis de transporte de umidade para formar um rio atmosférico capaz de impulsionar o transporte de umidade no oceano para o continente.
Isso ocasiona, ao longo da sexta-feira, uma formação mais intensa de chuvas na região metropolitana de Salvador, no nordeste e centro-norte baiano; e também nos estados de Sergipe e Alagoas.
Entre o próximo sábado, 2, e o domingo, 3, esse rio atmosférico impulsionará a formação de nuvens carregadas, instabilidade e pancadas de chuva fortes nos estados de Sergipe, Alagoas e em Pernambuco, com acumulados de até 100 mm que podem causar grandes transtornos para a população.
No próximo final de semana, portanto, há risco de chuvas fortes de até 100 mm/dia entre Sergipe, Alagoas e Pernambuco, o que pode ocasionar alagamentos, enchentes de rios e deslizamentos, especialmente nos municípios mais próximos do litoral.
Gradualmente, o sistema perde a intensidade ao longo da semana que vem, deixando de formar chuvas fortes. Ainda assim, nuvens carregadas e chuva fraca continuarão se formando no litoral do nordeste com frequência ao longo do mês de agosto.