Meio Ambiente
Deputado denuncia despejo de substância tóxica no mar de Maceió
Leonan Pinheiro posta nas redes informações sobre lançamento de petcook no litoral
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Delegado Leonam Pinheiro Rodrigues (União Brasil), publicou nas redes sociais uma denúncia de crime ambiental realizado no mar de Maceió.
O crime é de descarte da substância chamada popularmente como petcook (coque de petróleo), um subproduto da refinação de petróleo.
O parlamentar postou vídeo fazendo a denúncia, que teria recebido e aponta uma empresa como responsável por lançar o produto no mar. “É uma denúncia grave, pois essa substância, quando despejada de forma irregular, é altamente prejudicial ao ecossistema e, em especial, à saúde humana, já que é considerada altamente cancerígena”, alertou. Leonan não especifica o local do possível descarte do produto.
Embora seja utilizado como combustível industrial, o manuseio e descarte inadequados do petcook podem causar sérios impactos ambientais e à saúde pública, devido à presença de metais pesados e partículas tóxicas. Leonam afirmou que vai convocar uma audiência pública, além de acionar a Polícia Federal e a Delegacia de Crimes Ambientais, para que seja aberta uma investigação.
“Não vamos permitir que o meio ambiente e a população de Maceió sejam colocados em risco. Exigiremos uma apuração rigorosa”, destacou.