SAÚDE

Alagoas registra 12 casos de meningite em 2025, com quatro mortes

Sesau confirma óbito de bebê de oito meses em Maceió, último caso notificado
Por Redação 08/08/2025 - 17:24
A- A+
Carla Cleto
Meningite pode ser evitada por meio da da vacinação
Meningite pode ser evitada por meio da da vacinação

Alagoas registrou 12 casos de meningite em 2025, com quatro mortes confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A vítima mais recente foi um bebê de oito meses, cuja morte foi confirmada na quinta-feira, 7 de agosto, após exames laboratoriais.

Os casos ocorreram em Maceió (7), Campo Alegre (1), Flexeiras (1), Arapiraca (1), Rio Largo (1) e Palmeira dos Índios (1). As mortes foram registradas em Campo Alegre (1) e Maceió (3).

A Sesau reforçou a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado para prevenir a doença. A vacina indicada é a meningocócica ACWY, que protege contra quatro tipos da bactéria causadora da meningite e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), o esquema vacinal inicia aos 3 meses de idade, com a 1ª dose da vacina meningocócica C. Aos 5 meses, é aplicada a 2ª dose, e aos 12 meses é feito o reforço com a vacina meningocócica ACWY.

Adolescentes entre 11 e 14 anos devem tomar uma dose da vacina meningocócica ACWY para completar a imunização contra os sorogrupos A, C, W e Y.


Encontrou algum erro? Entre em contato