economia
Maceió lidera vendas de turismo nacional no 1º semestre de 2025
Resultado mostra que o turismo no Brasil reúne destinos tradicionais e opções em crescimento
O turismo em Maceió e no Brasil apresentou estabilidade com viés positivo no primeiro semestre de 2025. Pesquisa com operadoras aponta que 68% registraram vendas em julho iguais ou superiores às de 2024. De janeiro a julho, 81% avaliaram o período como positivo, sendo 55% “bom” e 26% “ótimo” ou “excelente”.
Mais de 35% das operadoras indicaram crescimento nas vendas nacionais e internacionais. Destinos nacionais tradicionais avançaram em 53% das empresas, enquanto os emergentes cresceram em 46%. No internacional, 36% das operadoras registraram aumento em destinos tradicionais e 38% em emergentes. Quedas ocorreram em 11% dos casos, com atenção para 23% das operadoras que reportaram retração nos destinos internacionais tradicionais.
Turismo nacional
Nas vendas de feriados, 60% das operadoras ficaram dentro do esperado; nas férias de julho, 43%; e nos demais meses, 54%. Em julho, 36% das empresas registraram desempenho acima do previsto.
Metade das operadoras registrou crescimento em destinos nacionais, 36% estabilidade e 14% queda, atribuída a preços e concorrência internacional.
Rankings de destinos
1º semestre
1º Maceió
2º São Paulo
3º Rio de Janeiro
4º Porto de Galinhas e Porto Seguro
5º Gramado e Natal
Férias de julho
1º Maceió
2º Gramado
3º São Paulo e Porto de Galinhas
4º Salvador e Porto Seguro
5º Natal e Rio de Janeiro