Participação juvenil
Pesquisa abre vagas para jovens atingidos pelo caso Braskem em Maceió
Inscrições vão de 22 a 26 de outubro; quatro jovens receberão bolsa
O Observatório do Caso Braskem, em parceria com o LabHacker – Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, abriu inscrições para jovens de 16 a 25 anos de Maceió interessados em participar da pesquisa “Juventudes Atingidas pelo Caso Braskem”, dentro da campanha “Ninguém Me Perguntou”.
O projeto é financiado pelo NIC.br por meio do Edital Mover-se na Web e conta com a colaboração de coletivos de mídia independente como Agência Tatu, Eufêmea, Flaucast, Mídia Caeté, Olhos Jornalismo e Sereia Climática.
As inscrições vão de 22 a 26 de outubro de 2025. Quatro jovens serão selecionados para atuar como Embaixadores(as) da pesquisa, recebendo bolsa mensal de R$ 250 e ajuda de custo para atividades presenciais durante dois meses, em formato híbrido (online e presencial). Será necessário enviar um vídeo de até dois minutos de apresentação pessoal.
As inscrições deverão ser realizadas por meio de formulário: https://docs.google.com/forms/...
O objetivo da pesquisa é ouvir os jovens afetados pelo colapso ambiental e urbano causado pela Braskem, identificando impactos na educação, trabalho, moradia, saúde mental e perspectivas de futuro. Segundo Evelyn Gomes, do Observatório do Caso Braskem, a pesquisa busca gerar dados sobre os efeitos do desastre, que ainda não estão sistematizados.
O projeto utiliza a metodologia de ciência cidadã, envolvendo diretamente os jovens na coleta e interpretação dos dados, permitindo que universidades e poder público usem as informações de forma aberta e ética.
Cronograma:
- Inscrição: 22 a 26 de outubro de 2025
Divulgação dos selecionados: 29 de outubro de 2025
Formação inicial: 07 de novembro de 2025
Aplicação da pesquisa: 10 de novembro de 2025 a 10 de fevereiro de 2026
Devolutiva pública dos resultados: março de 2026
O Observatório do Caso Braskem é uma iniciativa do LabHacker, com financiamento do NIC.br, em parceria com veículos de comunicação independentes, visando transparência e acesso à informação sobre o desastre socioambiental em Maceió.
-
ATENÇÃO
Chega a 3 o número de cidades de AL em situação de emergência pela estiagem
-
POLÍCIA
Colombiano preso em Rio Largo nega abuso contra enteada e diz ser inocente
-
Saúde pública
Número de mortes causadas por intoxicação por metanol chega a 13 no Brasil
-
POLÍTICA
Pesquisa Ibrape indica 82% de aprovação à gestão de Roberto Wanderley



