Saúde pública

Número de mortes causadas por intoxicação por metanol chega a 13 no Brasil

Ministério da Saúde também confirmou 53 casos de intoxicação por metanol
Por Larissa Cristovão - Estagiária sob supervisão 23/10/2025 - 19:25
A- A+
Sandro Araújo/Agência Saúde DF
Novos casos elevam o total de óbitos após consumo de bebida alcoólica adulterada
Novos casos elevam o total de óbitos após consumo de bebida alcoólica adulterada

O Brasil registrou 13 mortes por intoxicação por metanol após o consumo de bebida alcoólica, após o Paraná confirmar mais dois óbitos nesta quarta-feira, 22, e a morte do estudante Rafael dos Anjos Martins, em São Paulo, nesta quinta-feira, 23.

Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, as vítimas são uma mulher de 41 anos, de Curitiba, internada desde 11 de outubro em estado grave, e um homem de 43 anos, morador de Almirante Tamandaré, que deu entrada em um serviço de saúde da capital na segunda-feira. Com esses casos, o Paraná passa a totalizar três mortes por contaminação com a substância.

Rafael dos Anjos Martins, estudante hospitalizado desde 1º de setembro no Hospital São Luiz, em Osasco, na Grande São Paulo, ficou mais de 50 dias em coma após ingerir bebida adulterada com metanol. A família confirmou o falecimento e divulgou um comunicado: “Com o coração apertado, venho compartilhar que o nosso querido Rafael partiu para os braços de Deus. Depois de 53 dias em coma, o Senhor o chamou para descansar em paz, livre de toda dor e sofrimento.”

Até antes desses novos registros, o balanço do Ministério da Saúde apontava dez mortes: sete em São Paulo, duas em Pernambuco e uma no Paraná. Com os casos recentes, o total nacional de óbitos sobe para 13.

O ministério também confirmou 53 casos de intoxicação por metanol em todo o país, com mais de 110 notificações em investigação. São Paulo lidera os registros, com 42 casos confirmados e 18 em análise. Outros estados com casos confirmados incluem Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Mato Grosso.

As autoridades de saúde reforçam que é fundamental evitar o consumo de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa, pois o metanol é altamente tóxico e pode causar morte ou danos graves à saúde.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato