Literatura
Livraria Novo Jardim leva curadoria independente para 11ª Bienal de Alagoas
Livraria consolida sua atuação ao valorizar diversidade de vozes literárias
            Enquanto levar literatura às mãos de todos continua sendo um ato de insurgência, a Livraria Novo Jardim anuncia sua participação na 11ª Bienal do Livro de Alagoas de 31 de outubro à 9 de novembro, com curadoria que celebra a literatura independente.
A presença da livraria marca não apenas a consolidação de sua atuação no cenário literário alagoano, mas também o fortalecimento de um projeto que nasceu na periferia e hoje se afirma como ponto de cultura importante em Alagoas.
Criada pelos escritores Érika Santos e Richard Plácido, casal que transformou a própria casa em espaço de leitura, arte e convivência. A Novo Jardim é uma das mais importantes iniciativas literárias em Alagoas, um jardim que floresce apesar da aridez do ambiente.
Desde o início, no bairro do Eustáquio Gomes, a livraria construiu uma ponte entre a literatura e a comunidade, promovendo saraus, lançamentos de livros, shows e uma estante solidária de livros. Ler, nesse território, foi e continua sendo tomar fôlego para permanecer.
Hoje, localizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, a Livraria Novo Jardim amplia seu alcance com uma curadoria plural que prioriza editoras independentes, autores e autoras contemporâneos comprometidos em tensionar linguagens e imaginários. Cada título escolhido reforça a intenção dos coordenadores: aproximar o leitor da diversidade de vozes que compõem a literatura brasileira, especialmente aquelas marginalizadas pelo mercado.
Na Bienal, essa curadoria ganha corpo em uma programação intensa de lançamentos, mesas e encontros com autores e autoras, reafirmando que as vozes literárias fora do eixo comercial devem estar em todos os espaços.
A presença da Novo Jardim no evento não é apenas institucional: é uma ocupação simbólica e coletiva; realizada com o apoio do Castelo da Lolla, Estúdio Obó, Eu Mermo Crio, IFAL, Kero Mais, Núcleo Zero e Toca do Calango.
Programação da Livraria Novo Jardim na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Sessões de autógrafos 
31 de outubro, às 19h: Sessões de autógrafos com Pedro Firmino, Ingrid Beatriz e Alberto Lôbo Tenório. 
02 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Lucas Litrento e Érika Santos. 
03 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Felipe Benício e Nilton Resende. 
04 de novembro, às 18h: Sessões de autógrafos com Sérgio Prado Moura e Richard Plácido. 
04 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Rodrigo Severiano, Yara Pão, Beatriz Azevedo, Bruna Barbosa e Carlos Lopes. 
Mesas 
08 de novembro, às 19h: Mesa “Ler, escrever, editar: poesia em Alagoas”, com Érika Santos, Jaiane Beatriz, Jean Albuquerque e Milton Rosendo, e mediação de Elaine Rapôso. 
09 de novembro, às 16h: Mesa “A nova prosa alagoana: novidades e desafios”, com Carol Almeida, Lucas Litrento, Nilton Resende e Richard Plácido, e mediação de Letícia Romariz. 
Estande da Livraria Novo Jardim 
Durante todo o evento, de 31 de outubro à 9 de novembro, o público poderá visitar o estande da Novo Jardim, que conta com seleção especial de títulos de editoras independentes, autores alagoanos e obras da nova literatura brasileira.
                            


