Literatura

Coletivo Loitxa Lab participa da 11ª Bienal de Alagoas

Selo alagoano destaca autores negros e novas narrativas na Bienal Internacional do Livro
Por Assessoria 03/11/2025 - 21:44
A- A+
Jubiracy
O coletivo e agora também selo editorial, se dedica a abrir caminhos para novas narrativas
O coletivo e agora também selo editorial, se dedica a abrir caminhos para novas narrativas

O coletivo e selo multiplataforma Loitxa Lab participa da 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, dos dias 02 a 09 de novembro, no Centro de Convenções de Maceió, trazendo uma programação diversa, com lançamentos, palestras e oficinas.

Criada por Janderson Felipe, Jean Albuquerque, Lucas Litrento e Richard Plácido, a Loitxa Lab nasceu da urgência de criar, de publicar e de pensar literatura a partir de Alagoas. O nome vem da gíria maceioense que traduz o corre, a função, o trampo.

Desde sua origem, o coletivo e agora também selo editorial, se dedica a abrir caminhos para novas narrativas, priorizando o trabalho de artistas negros da periferia de Maceió. A Loitxa opera nas brechas e cria suas próprias gambiarras, atuando para hackear estruturas, reinventar espaços e tensionar o centro.

Entre os lançamentos apresentados na Bienal estão “TXOW”, de Lucas Litrento; “Iberê a cavalo”, de Richard Plácido; e “O Suicídio das Borboletas”, de Tatiana Magalhães. Além das publicações, o selo realiza agenda com debates e atividades voltadas à escrita e à edição independente nas programações do Sesc Alagoas e da Livraria Novo Jardim.

Viabilizada por editais de fomento à cultura, a Loitxa Lab já lançou diversas obras e cresce como um laboratório de criação literária, apostando em novas formas de publicar e compartilhar a literatura.

Sobre a importância do coletivo participar do evento, Lucas Litrento comenta: “Participar da Bienal é muito importante para a Loitxa, como editora independente de Alagoas. Muitas vezes, pequenas editoras ficam de fora desses eventos, e estar presente ajuda a apresentar nossa marca, nossos autores e nosso trabalho ao público que ainda não nos conhece.”

“Mais do que vender livros, é uma oportunidade de conversar com leitores, participar de mesas e rodas de debate, e discutir o lugar da literatura alagoana e sua cadeia produtiva. Em um estado onde o acesso à leitura ainda é um desafio, ocupar a Bienal é estar perto do público, fortalecer vínculos e fazer circular a literatura produzida aqui”, ele conclui.

Programação da Loitxa Lab na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

● 03 de novembro, às 19h: Noite de autógrafos com escritores da Loitxa Lab. Local: estande da Livraria Novo Jardim

● 05 de novembro, às 17h: Lançamento do livro “TXOW” seguido de bate-papo com Lucas Litrento. Local: Sala Pajuçara (Espaço Sesc Alagoas)

● 06 de novembro, às 17h: Lançamento do livro “Iberê a cavalo” seguido de bate-papo com Richard Plácido. Local: Sala Pajuçara (Espaço Sesc Alagoas)

● 07 de novembro, às 17h: Lançamento do livro “Suicídio das Borboletas” seguido de bate-papo com Tatiana Magalhães. Local: Sala Pajuçara (Espaço Sesc Alagoas)

● 07 de novembro, às 19h: Lançamento do livro “Cinemas de Rua: Sociabilidades, Decadência e Moralidade em Maceió” com Beatriz Vilela. Local: Sala Pajuçara (Espaço Sesc Alagoas)

● 08 de novembro, às 19h: Debate “A nova prosa alagoana: novidades e desafios” , com Érika Santos e Jean Albuquerque. Local: Sala Ipioca

● 09 de novembro, às 16h: Debate “A nova prosa alagoana: novidades e desafios” , com Richard Plácido e Lucas Litrento. Local: Sala Ipioca


Encontrou algum erro? Entre em contato