SEU Bolso!

Pagamento do 13º salário é antecipado para cumprir legislação

Trabalhadores são orientados para o uso do salário extra no pagamento de dívidas
Por Tamara Albuquerque 10/11/2025 - 15:36
A- A+
Agência Brasil
Dinheiro do 13º será usado em pagamento de dívidas
Dinheiro do 13º será usado em pagamento de dívidas

Trabalhadores do setor privado vão receber o pagamento do 13º salário antecipado. Por lei, as empresas devem liberar a primeira parcela do salário extra até o dia 30 de novembro. Ocorre que este ano, a data cairá num final de semana, portanto, o depósito na conta do trabalhador deve ocorrer no último dia útil do mês, que será na sexta-feira 28.

Se não pagar até esta data, as empresas vão incidir em infração administrativa passível de aplicação de penalidade por parte do Ministério do Trabalho e Emprego.

O valor dessa primeira parcela deve ser sempre a metade do valor bruto do salário do funcionário. Não incide os descontos de INSS e nem do Imposto de Renda. Esses descontos vão ser efetuados no pagamento da segunda parcela, que deve ser paga até o dia 20 de dezembro.

Black Friday

Coincidentemente, a primeira parcela do 13º salário pode ser liberada ao trabalhador no mesmo dia da campanha Black Friday, a sexta-feira marcada por grandes descontos no varejo, principalmente no e-commerce. 

Tradicionalmente a campanha cai na última sexta-feira de novembro em todos os locais que adotaram a criação norte-americana. Com isso, especialistas em orçamento começaram a orientar o consumidor para ficar atento e não “se empolgar” com o dinheiro do 13º para comprar na Black Friday sem fazer um planejamento.  A orientação é sempre para que, aqueles que têm dívidas, use o benefício para quitar esses débitos.


Encontrou algum erro? Entre em contato