meio ambiente

Ufal apresenta ações de sustentabilidade em Seminário Alagoas 2030

Evento trouxe Painel de Boas Práticas e concluiu Relatório Local Voluntário dos ODS do Estado
Por Assessoria 11/11/2025 - 09:37
A- A+
Assessoria
Ufal, como instituição de ensino, já define a essência do seu fazer ligada ao ODS 4 - Educação de qualidade
Ufal, como instituição de ensino, já define a essência do seu fazer ligada ao ODS 4 - Educação de qualidade

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) marcou presença no Seminário Alagoas 2030: Do global ao local – Caminhos para o desenvolvimento sustentável. O evento promovido pelo Governo de Alagoas e pela ONU-Habitat foi realizado na última sexta-feira, 7, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

A coordenadora das ações para a campanha do Selo ODS Educação da Ufal, Juliene Borges participou do Painel de Boas Práticas dos ODS e apresentou as iniciativas realizadas no âmbito da Universidade.

“Mostrei nossa parceria com o Instituto Selo Social. A pauta foi muito bem recebida e os responsáveis pelo relatório voluntário nacional de sustentabilidade - equipe da CNODS ressaltou bastante o trabalho da Ufal e mencionou que pretende se inspirar em nossa experiência para abordar e incentivar outras universidades”, destacou Juliene.

Ela desenvolve projetos voltados à sustentabilidade nas áreas de educação e comunicação na Ufal e foi convidada pela ONU Habitat para mostrar alguns resultados, e ainda aproveitou para reforçar o compromisso da instituição com o tema em suas raízes.

“A Ufal, como instituição de ensino, já define a essência do seu fazer ligada ao ODS 4 - Educação de qualidade. Ao cuidar da educação, da transformação social, da transformação ambiental, a Ufal já se ocupa da sustentabilidade planetária em termos políticos, sociais e econômicos, independente da Agenda 2030. Agora, a recente parceria com o Instituto Selo Social renovou, motivou e reacendeu essa discussão de forma muito mais consciente no âmbito da instituição”, disse e acrescentou: “Está é nossa missão! Nossa razão de trabalhar!”.

O seminário marcou a conclusão do primeiro Relatório Local Voluntário (RLV) dos ODS do Estado, e é considerado um marco no monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na localização da Agenda 2030 em Alagoas.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato