Economia

Taxa de desemprego em Maceió cai no segundo trimestre do ano

Capital registra 462 mil pessoas trabalhando, 9 mil a mais em relação ao 1º trimestre
Por Ascom Semtes 11/11/2025 - 13:25
A- A+
Semtes
Políticas públicas geram resultados positivos em relação à empregabilidade em Maceió
Políticas públicas geram resultados positivos em relação à empregabilidade em Maceió

Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a taxa de desocupação ou desemprego em Maceió, no primeiro trimestre de 2025, era de 7,9% e, no segundo trimestre caiu para 7,3%. 

O percentual indica que vem diminuindo o número de pessoas desempregadas em Maceió. Na capital, 462 mil pessoas estão trabalhando, 9 mil a mais em relação ao primeiro trimestre de 2025. A informação é da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes).

Um dos principais setores responsáveis por esse crescimento é o Turismo, que vem se fortalecendo na capital, tornando Maceió destaque no cenário turístico nacional e mundial, potencializado por investimentos na cidade e pela promoção de eventos realizados pela Prefeitura.

Marcus Batalha, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), destaca que tem crescido o setor de serviços na capital. “Maceió é hoje um dos destinos turísticos mais desejados do Brasil e a gastronomia tem um papel fundamental. Os bares e restaurantes da cidade complementam a experiência do visitante, oferecendo sabores que são verdadeiros cartões-postais da nossa cultura. Esse movimento fortalece a economia, gera milhares de empregos e garante renda para muitas famílias”, disse Batalha.

Ações do Emprega Maceió, Emprega Delas e Emprega 40+ já resultaram em mais de 1.000 novas oportunidades de trabalho para os maceioenses. Os programas contemplam diferentes perfis de trabalhadores, desde jovens em busca da primeira oportunidade até profissionais com mais de 40 anos, que encontraram no Emprega 40+ uma nova chance de recolocação no mercado de trabalho.

Já o programa Acessuas Trabalho em Maceió, atende pessoas de 14 a 64 anos em situação de vulnerabilidade social no município que são encaminhados para cursos profissionalizantes. Após cerca de um ano de implementação na capital, o programa já beneficiou 917 pessoas, ofertando oficinas que incluem temas como: desenvolvimento pessoal, direitos trabalhistas, comunicação e empregabilidade. Os cursos profissionalizantes são em diversas áreas, como auxiliar administrativo, costura sob medida, eletricista, mecânico de moto, padaria, entre outros.

Sine Maceió


O Sine Maceió, administrado pela Semtes, passou a operar com o novo sistema do Ministério do Trabalho e Emprego, oferecendo mais agilidade e autonomia aos cidadãos. Agora, os trabalhadores podem consultar vagas de emprego, candidatar-se e até emitir a carta de encaminhamento diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, tudo de forma simples e gratuita.

No entanto, para utilizar o sistema pela primeira vez, é necessário comparecer ao Sine Maceió para realizar o cadastro. Uma vez cadastrado, o trabalhador passa a ter acesso completo às vagas disponíveis e a todos os serviços digitais oferecidos pelo programa. Essa integração promove a inovação e inclusão digital, tornando o acesso ao emprego mais fácil, rápido e conectado com as necessidades da população.


Encontrou algum erro? Entre em contato