LEVANTAMENTO

Alagoas registra baixa demanda por crédito empresarial no NE, aponta Serasa

Sergipe e Rio Grande do Norte lideram crescimento
Por Assessoria 25/11/2025 - 15:59
A- A+
© José Cruz/Agência Brasil
Notas de dinheiro
Notas de dinheiro

A variação acumulada em 12 meses até agosto de 2025 mostra que Alagoas apresentou crescimento de 1% na demanda das empresas por crédito, segundo levantamento da Serasa Experian. O resultado coloca o estado abaixo da média regional e distante das primeiras posições entre os estados do Nordeste.

Sergipe e Rio Grande do Norte lideraram o ranking, com altas de 8,4% e 8,3%, respectivamente. Na sequência aparecem Paraíba (5,8%), Maranhão (5,7%), Piauí (5,7%), Bahia (4,0%) e Ceará (3,7%). Já Pernambuco foi o único estado da região a registrar resultado negativo, com retração de 2,2%.

De acordo com o Indicador de Demanda por Crédito das Empresas, o levantamento considera apenas consultas a CNPJs registradas na base da Serasa Experian, sem representar necessariamente a efetivação das operações de crédito.

No cenário nacional, a variação anual apontou queda de 3,2% na procura por recursos financeiros por parte das empresas. Entre os setores analisados, apenas “Serviços” apresentou avanço. Na avaliação por porte, os médios negócios lideraram o crescimento, com 18,5%, seguidos pelas grandes empresas (6,2%). Micro e pequenas companhias registraram retração de 3,7%.

O indicador acumulado mostrou crescimento de 4,3% em agosto de 2025, sinalizando desaceleração na demanda por crédito empresarial no país.


Encontrou algum erro? Entre em contato