ESTIAGEM
Alagoas tem municípios com emergência reconhecida pelo Governo Federal
Coité do Nóia e Minador do Negrão foram incluídos em portaria do MIDR
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta quinta-feira, 11, a situação de emergência em Coité do Nóia e Minador do Negrão, em Alagoas. As duas cidades enfrentam estiagem e integram a lista de 27 municípios de nove estados com desastres registrados. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
O reconhecimento permite que os municípios solicitem recursos federais para ações de defesa civil. Entre as medidas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de trabalho, kits de limpeza, higiene pessoal e dormitório.
Além de Alagoas, a portaria inclui cidades da Bahia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Cada localidade foi enquadrada conforme o tipo de desastre, como estiagem, seca, chuvas intensas, granizo, vendaval ou tornado.
Com o reconhecimento, as prefeituras podem formalizar pedidos de apoio ao Governo Federal para mitigar os danos e atender a população afetada.



