BENEFÍCIO

Mais de 195 mil famílias de AL não recebem desconto na conta de energia

Falta de cadastro na Tarifa Social impede benefício em Maceió e outros quatro municípios
Por Redação com Assessoria 23/12/2025 - 20:07
A- A+
Gov.com
Conta de luz
Conta de luz

Mais de 195 mil famílias em Alagoas deixam de receber descontos que podem chegar a 100% na conta de energia elétrica por não estarem cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. O benefício é destinado a famílias de baixa renda. Levantamento da Equatorial Alagoas aponta que a maior concentração desse público está em Maceió, Arapiraca, Rio Largo, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.

Somente nesses cinco municípios, 75.590 famílias têm perfil para receber o benefício, mas continuam pagando o valor integral da fatura. Maceió lidera o levantamento, com 51.419 famílias aptas. Em seguida aparecem Arapiraca, com 8.355, Rio Largo, com 5.897, União dos Palmares, com 5.131, e Palmeira dos Índios, com 4.788.

De acordo com a Equatorial Alagoas, a distribuidora tem ampliado ações itinerantes em todo o estado para aumentar o número de cadastros. Quando a empresa assumiu a concessão do serviço, em 2019, havia cerca de 150 mil famílias cadastradas. Atualmente, esse número chega a 546 mil.

Para ter acesso à Tarifa Social, não é necessário que o beneficiário seja o titular da conta de energia. O cadastro é feito por meio da vinculação do Número de Identificação Social (NIS) ao imóvel onde a família reside. Cada NIS pode ser utilizado em apenas uma unidade consumidora.

Têm direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; idosos ou pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC); famílias com NIS atualizado nos últimos dois anos; e famílias com integrantes que utilizam equipamentos elétricos de uso contínuo, desde que a renda seja de até três salários mínimos.

Para realizar o cadastro, são necessários CPF, número do NIS, número do BPC, quando houver, e o código da conta de energia. O atendimento pode ser feito nas agências presenciais da Equatorial Alagoas nos 102 municípios do estado, pelo Call Center 0800 082 0196, pelo WhatsApp da assistente virtual Clara, no número (82) 2126-9200, pelo site da empresa ou diretamente com leituristas e agentes de campo da distribuidora.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato