POLÊMICA
Ações da Alpargatas sobem 3% após queda ligada a campanha da Havaianas
A campanha publicitária em questão, foi estrelada por Fernanda Torres e gerou críticas
As ações da Alpargatas, empresa controladora da marca Havaianas, operaram em alta nesta terça-feira, 23, e recuperaram a perda registrada no pregão anterior, após reação do mercado à repercussão de uma campanha publicitária da companhia. Por volta das 15h, os papéis subiam cerca de 3,5%, cotados a R$ 11,85.
Na segunda-feira, 22, as ações haviam fechado em queda de 2,4%, a R$ 11,44, o que representou uma desvalorização aproximada de R$ 150 milhões em valor de mercado. O recuo ocorreu após críticas à campanha estrelada pela atriz Fernanda Torres, que geraram discussões sobre a possibilidade de boicote à marca.
A campanha passou a ser questionada após a atriz afirmar que não deseja que o público comece 2026 “com o pé direito”, mas “com os dois pés”. A fala foi interpretada por políticos e influenciadores como uma mensagem política, em razão do ano eleitoral previsto para 2026. Entre os críticos estão o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que associaram o conteúdo da propaganda a uma suposta posição ideológica da empresa.
Apesar da queda pontual, o desempenho das ações da Alpargatas em 2025 segue positivo. No acumulado do ano, os papéis registram valorização superior a 80%, movimento atribuído a mudanças na estratégia da companhia e à melhora dos resultados financeiros nos últimos trimestres.
Com a alta desta terça-feira, os papéis voltaram a operar próximos aos níveis anteriores à queda, alcançando R$ 11,86, segundo dados do mercado.
Entenda a polêmica
A repercussão teve início após reações de políticos ligados à direita à campanha publicitária da Havaianas estrelada pela atriz Fernanda Torres. No comercial, a artista afirma que não deseja que o público comece o próximo ano “com o pé direito”, mas “com os dois pés”.
A mensagem foi interpretada por parlamentares como uma referência política. O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) criticaram a propaganda e associaram o conteúdo a uma suposta posição ideológica da marca.
Nas redes sociais, Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo em que descarta um par de chinelos. Já Nikolas Ferreira fez um trocadilho com o slogan da empresa ao escrever: “Havaianas, nem todo mundo agora vai usar”.



