ECONOMIA
Alagoas lidera crescimento da demanda por crédito no Nordeste em setembro
Estado registra alta de 25,2%, segundo indicador da Serasa Experian
A demanda dos consumidores por crédito em Alagoas cresceu 25,2% em setembro de 2025, na comparação anual, de acordo com o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian. O resultado colocou o estado na liderança do Nordeste no período analisado.
Os dados mostram que o avanço no Nordeste foi puxado principalmente por Alagoas (AL), Sergipe (SE), com crescimento de 24,8%, e Paraíba (PB), que registrou alta de 19,7%. Na outra ponta, os menores crescimentos regionais foram observados no Piauí (PI), com 2,4%, Ceará (CE), com 6,3%, e Maranhão (MA), com 10,9%.
No recorte nacional, a procura por crédito avançou 15,6% em setembro de 2025, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado representa um aumento de 6,3 pontos percentuais em relação a setembro de 2024. O indicador considera o volume de CPFs consultados para concessão de crédito no país.
A análise por unidades federativas mostra que Alagoas também aparece entre os estados com maior crescimento no Brasil. O ranking nacional é liderado por Goiás (25,3%), seguido por Alagoas (25,2%), Roraima (25,1%) e Sergipe (24,8%). Outros estados com variações relevantes foram Rio Grande do Sul (21,4%), Minas Gerais (21,4%), Acre (20,4%) e Tocantins (20,3%).
Segundo a Serasa Experian, o movimento registrado em setembro indica aumento da busca dos consumidores por recursos financeiros em diferentes regiões do país, mesmo com a taxa básica de juros em 15% ao ano. No Nordeste, o desempenho de Alagoas teve peso direto para o resultado regional no período analisado.



