Em Maceió
Novos procedimentos no Pam Salgadinho ampliam assistência pelo SUS
Serviço distribuiu este ano 1,3 mil equipamentos para usuários com problemas de mobilidade
A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) ampliou a assistência pelo SUS no Pam Salgadinho, maior unidade de atendimento especializado de Alagoas, com a oferta de procedimentos e a assistência integral. Uma das principais foi a aquisição de 1.380 equipamentos destinados a crianças, adolescentes e adultos afetados por problemas de mobilidade.
O secretário municipal de Saúde, Claydson Moura, destaca que, embora fosse uma obrigação do serviço público, há 17 anos o serviço não fornecia esses equipamentos para os pacientes. "Graças a isso pudemos resolver essa demanda, disponibilizando aos usuários equipamentos fundamentais para facilitar a vida deles e dos cuidadores, assegurando a todos mais dignidade e inclusão", pontua.
Na iniciativa, o município investiu mais de R$ 2 milhões e distribuiu, do início de maio até agora, um total de 624 equipamentos, beneficiando inclusive alguns pacientes que fazem terapias pelo SUS fora do Pam Salgadinho.
Entre os equipamentos registrados como de maior demanda para o município de Maceió estão cadeiras de rodas padrão adulto e infantil; para pacientes tetraplégicos; para banho, com aro de propulsão; acima dos 90 kg; e para banho, com assento sanitário.
Entre os procedimentos, o serviço passou a oferecer a escleroterapia - indicado para o tratamento de varizes e microvasos, sem a necessidade de cirurgias ou procedimentos mais invasivos. Implantada desde agosto no bloco E da unidade, a escleroterapia é um procedimento médico - que é realizado por um angiologista - utilizado para eliminar, nas pernas e outras partes do corpo, veias que causam incômodo estético ou sintomas como dores, inchaços e a sensação de peso nas pernas. Por esse motivo, a iniciativa foi considerada um avanço importante para a rede pública de saúde.
Até novembro, o serviço já havia contemplado 70 pacientes que necessitavam do tratamento, sendo 90% dessa demanda formada pelo público feminino, que pode realizar o procedimento e melhorar sua condição de saúde e qualidade de vida.
Sala de Vacinação
A imunização dos diversos públicos também se tornou uma prioridade na unidade especializada, especialmente pelo grande número de pessoas que circulam no Pam Salgadinho. Instalada no bloco M, a sala de imunização do Pam Salgadinho funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com todas as vacinas de rotina do Calendário Básico, Covid-19 e Influenza.



