Casamento Coletiv
Cartórios de AL realizaram mais de 800 uniões em 2025; veja como participar
Evento é realizado mensalmente pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas
Em parceria com o Tribunal de Justiça de Alagoas, os cartórios alagoanos formalizaram 849 uniões nas edições de 2025 do Casamento Coletivo. Desde julho, o evento é realizado mensalmente pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Alagoas (Arpen-AL), no Maceió Shopping, situado na capital do estado.
Este número abrange apenas os casamentos realizados na modalidade coletiva, não incluindo os itinerantes e os que acontecem somente em um cartório.
Para participar, é necessário que o casal interessado procure um cartório de registro de pessoas naturais, com a devida documentação (confira ao final da matéria), para dar entrada na solicitação. O valor da habilitação pode variar de acordo com a tabela de emolumentos e será informado pela serventia extrajudicial no momento do pedido.
O último evento de 2025 aconteceu no dia 15 de dezembro e o primeiro de 2026 está previsto para 12 de janeiro, às 10h.
Vale ressaltar que a Arpen Alagoas apenas realiza o evento. Tudo relacionado à documentação e ao casamento em si é resolvido diretamente no cartório, e a união é celebrada pelo juiz que estiver realizando a cerimônia.
Confira o passo a passo para participar do Casamento Coletivo:
- Para a habilitação de casamento todos devem comparecer ao cartório, ou seja, noivos e duas testemunhas - que devem ser maiores de 18 anos, parentes ou não, sem a necessidade de ser um casal.
- No dia da solicitação, as testemunhas precisam levar o RG ou CNH e o comprovante de residência. A data do Casamento Coletivo será informada pela serventia e, posteriormente, será divulgada dias antes do evento no Instagram da Arpen Alagoas (@arpenalagoas).
Veja a documentação para solteiros:
- Certidão de nascimento expedida há menos de 60 dias;
- Caso necessite solicitar certidão de outra cidade, você pode requerer diretamente no cartório ou pelo site www.registrocivil.org.br;
- RG e CPF ou CNH; e
- Comprovante de Residência.
Confira os documentos para divorciados:
- Certidão de Casamento com averbação de Divórcio expedida há menos de 60 dias;
- Escrita pública ou sentença do divórcio informando a partilha de bens;
- Caso necessite solicitar certidão de outra cidade, você pode requerer no cartório, ou pelo site www.registrocivil.org.br;
- CPF ou CNH; e
- Comprovante de Residência.
Veja a documentação para viúvos:
- Certidão de Casamento com averbação de Óbito expedida há menos de 60 dias;
- Escritura de partilha de bens ou sentença judicial de partilha dos bens;
- Caso necessite solicitar certidão de outra cidade, você pode requerer no cartório, ou pelo site www.registrocivil.org.br
- CPF ou CNH; e
- Comprovante de Residência.



