OPERAÇÃO

Polícia apreende armas e aves silvestres em operação ambiental em Alagoas

Denúncia anônima levou à ação da PM na Zona da Mata, em Joaquim Gomes
Por Assessoria 08/01/2026 - 21:45
A- A+
Reprodução
Armas, munições e aves silvestres foram apreendidas durante a ação
Armas, munições e aves silvestres foram apreendidas durante a ação

Uma operação da Polícia Militar resultou na apreensão de armas de fogo, munições e aves silvestres mantidas ilegalmente no município de Joaquim Gomes, na Zona da Mata de Alagoas. A ocorrência foi registrada após denúncia anônima de possível crime ambiental.

De acordo com a guarnição, os policiais se deslocaram até a residência de Genildo Antônio dos Santos, onde constataram a manutenção ilegal de quatro aves silvestres em cativeiro. A prática configura crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais.

Durante a abordagem, Genildo confessou que realizava caça predatória de forma ilegal. Questionado sobre os materiais utilizados, informou possuir uma espingarda calibre 28 e uma espingarda de pressão. A nota fiscal da espingarda de pressão foi apresentada e anexada ao procedimento policial. Já a posse da espingarda calibre 28, segundo a PM, caracteriza, em tese, crime previsto no artigo 12 do Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826/2003).


Ainda no decorrer da ocorrência, o suspeito revelou que praticava a caça em companhia de Adeilton Marques dos Santos. Durante o deslocamento para o Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Joaquim Gomes, Genildo indicou o endereço do segundo envolvido. No local, Adeilton confirmou a prática da caça e informou utilizar uma espingarda calibre 36.

Diante dos fatos, ambos foram conduzidos ao CISP do município, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis. A ocorrência resultou na lavratura do Boletim de Ocorrência nº 3803/2026, do Auto de Exibição e Apreensão nº 155/2026 e do Auto de Prisão em Flagrante nº 344/2026.

Ao todo, foram apreendidas duas espingardas — uma calibre 36, com quatro munições (aparentemente duas deflagradas e duas intactas), e uma calibre 28, com cinco munições (aparentemente quatro intactas e uma deflagrada). As aves silvestres também foram recolhidas e ficaram à disposição dos órgãos ambientais competentes.


Encontrou algum erro? Entre em contato