Alerta!
Ministério aponta 2 casos de meningite e 16 em investigação em Alagoas
Novo caso confirmado em estudante preocupa sobre o controle do surto da doença em Maceió
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde informa que Alagoas registra este ano 32 casos de meningite notificados, sendo que 2 foram confirmados, 16 estão em investigação e 14 casos de pessoas com sintomas foram descartados para a doença.
O número de casos confirmados pelo ministério deve sofrer alteração, já que a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió divulgou, na semana passada, a notificação de três casos na cidade, caracterizando surto da doença e impondo a necessidade de vacinação de bloqueio. A vacinação foi realizada no sábado, 31, e prorrogada por mais uma semana em pontos específicos nos bairros onde residiam os casos confirmados e locais mais próximos a estes.
Novo caso
A confirmação laboratorial de novo caso de meningite, na manhã desta quinta-feira, 5, amplia a preocupação da população sobre o controle do surto de meningite na capital.
O caso veio à tona através de comunicado aos pais de estudantes do Colégio Santa Madalena Sofia, localizado no bairro do Farol, em Maceió. Foi informado pelo colégio que um estudante do ensino médio recebeu diagnóstico de meningite nesta quinta-feira, 5. A instituição disse, porém, que ainda não há definição se o caso é viral ou bacteriano.
Segundo a escola, após a confirmação do diagnóstico, foram acionados os órgãos competentes e adotadas as providências previstas nos protocolos de saúde. As ações seguem orientação de um médico infectologista que acompanha o caso.
No comunicado, a direção afirmou que “um único estudante do Ensino Médio recebeu o diagnóstico de meningite” e que, até o momento, não existe confirmação quanto ao tipo da doença. A instituição destacou que segue as recomendações das autoridades sanitárias.
Paciente
Em comentário nas redes sociais atribuído ao estudante que recebeu o diagnóstico (Ayrton), o estudante afirma que o estado de saúde dele é estável e que ainda não recebeu o resultado do exame que investiga se a doença é viral ou bacteriana.
O aluno comenta que deu entrada num hospital no dia 3 de fevereiro com quadro de dor de cabeça intensa e na unidade os exames confirmaram meningite. Não há outros casos da doença confirmados ligados ao estudante, segundo a postagem.



