orgulho da terra
Jovem alagoano é aprovado em 1º lugar em doutorado direto na Unicamp
Estudante conquistou a maior nota da selação e vai atuar em laboratório de ponta
O alagoano Mayllon Emannoel Pequeno, de 21 anos, foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de doutorado da Universidade Estadual de Campinas, sem passar pelo mestrado. Recém-formado, ele alcançou nota 9,83 — a mais alta entre todos os candidatos — e ingressará na modalidade conhecida como doutorado direto, destinada a estudantes com desempenho acadêmico e experiência em pesquisa considerados excepcionais.
Mayllon concluiu a graduação no fim de 2025 pela Ilum Escola de Ciência, em Campinas (SP), curso criado por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. A formação, com duração de três anos, é uma das mais concorridas do país e tem como foco a pesquisa científica desde os primeiros períodos, com acesso a laboratórios de ponta, como o Sirius, maior acelerador de partículas da América Latina.
O resultado da seleção saiu em um momento simbólico para o estudante, durante a semana de apresentação dos trabalhos de conclusão de curso de seus colegas. Ao ver seu nome no topo da lista, Mayllon comemorou ao lado de amigos e professores. Segundo ele, a aprovação representa a realização de um objetivo traçado desde cedo. “Sempre quis ser pesquisador. Foi um momento perfeito, com os alunos e professores juntos, todo mundo festejando. Inesquecível”, afirmou.
O desempenho de Mayllon reflete um movimento mais amplo dentro da Ilum. De acordo com levantamento preliminar da instituição, dos 35 formandos de sua turma, seis já garantiram vaga em programas de doutorado direto, enquanto outros três ainda aguardam resultados. A formação de doutores mais jovens é uma das metas da escola, diante do fato de que a média de idade dos doutores no Brasil é de cerca de 40 anos, acima do observado em países como Estados Unidos e nações europeias.
Com a aprovação, o estudante alagoano dará início à pesquisa de doutorado na Unicamp, integrando um ambiente científico de alta complexidade e reforçando a presença de jovens talentos do Nordeste em centros de excelência da ciência brasileira.



