Clima hostil

Seca castiga Poço das Trincheiras e prefeito decreta situação de emergência

População do município sofre com escassez de água potável, segundo portaria da prefeitura
Por Tamara Albuquerque 10/02/2026 - 15:01
A- A+
Agência Gov
Seca avança em municípios de Alagoas e governo federal reconhece situação de emergência
Seca avança em municípios de Alagoas e governo federal reconhece situação de emergência

O município de Poço das Trincheiras, em Alagoas, está em situação de emergência decretada nesta terça-feira, 10, pelo prefeito Valmiro Costa (MDB) em função da crise de estiagem que assola a zona rural e urbana. A medida foi publicada nesta terça-feira, 10, no Diário Oficial.

Segundo o prefeito, há redução da quantidade de água bruta no sistema de abastecimento da cidade, causando danos humanos. "Devido à estiagem, várias famílias encontram-se sem água potável para consumo", enfatiza a portaria.

Com o decreto instituindo situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais, no âmbito de suas competências, para "apoiar as ações de resposta aos desastres, reabilitação do cenário e reconstrução".

Na segunda-feira, 9, os municípios de Olho D'Água do Casado e Senador Rui Palmeira, no Sertão de Alagoas, tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), também em função da seca.

De acordo com o Ministério, os municípios estão enfrentando um período prolongado sem registro de chuvas, o que tem provocado impactos significativos no abastecimento de água, na agricultura e na rotina da população local.

Com o reconhecimento, as prefeituras já podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outras.


Encontrou algum erro? Entre em contato