Fenômeno climático

Cacimbinhas e Major Izidoro registram chuva de granizo na zona rural

Moradores se assustam com o fenômeno ocorrido na noite deste sábado
Por Redação 22/02/2026 - 08:24
A- A+
Divulgação
Morador recolhe e mostra na mão pedras de granizo em Major Izidoro
Morador recolhe e mostra na mão pedras de granizo em Major Izidoro

A população dos municípios de Cacimbinhas e Major Izidoro, no Semiárido e Sertão de Alagoas, deixaram suas casas para observar, com incredulidade, uma chuva de granizo que caiu no início da noite deste sábado, 21, na região.

A chuva inusitada não teve longa duração, mas causou espanto nos moradores da zona rural de ambos os municípios. Esta é a segunda vez, este ano, que o fenômeno é registrado em Cacimbinhas. Segundo relatos, na Quarta-Feira de Cinzas o município também observou uma chuva de granizo, sendo mais intensa no Sítio Bela Vista, na zona rural.

A formação do granizo começa com fortes correntes de ar ascendentes dentro de nuvens de tempestade (cumulonimbus) que jogam gotículas de água super-resfriada para regiões mais frias, onde congelam em camadas, acumulando gelo até que fiquem pesadas demais para serem sustentadas pelo vento e caem. 

Apesar de ser um fenômeno com rara ocorrência em Alagoas, o granizo costuma ser comum na primavera e verão, quando o calor e a umidade favorecem a formação dessas tempestades intensas, mesmo em regiões quentes.

Além de Cacimbinhas, o fenômeno foi registrado em Major Izidoro. Moradores relataram forte temporal e mostraram de perto as pedras de gelo que caíram em propriedades rurais do município.


Encontrou algum erro? Entre em contato