RELATÓRIO
AL registrou cinco casos de suicídio entre agentes de segurança em 2025
Dados foram consolidados a partir de levantamento do Núcleo de Estatística Aplicada da SSP
O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) registrou cinco suicídios e quatro mortes violentas em serviço entre agentes de segurança de Alagoas em 2025, segundo dados presentes no Acórdão nº 41/2026, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 23.
Os dados foram consolidados a partir de levantamento do Núcleo de Estatística Aplicada da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e o o monitoramento reuniu registros sobre saúde mental e ocorrências ligadas ao exercício das atividades das corporações.
Entre os casos de suicídio, foram registradas:
- Polícia Militar de Alagoas: 2
- Corpo de Bombeiros Militar: 2
- Polícia Penal: 1
As mortes violentas relacionadas ao trabalho somaram quatro casos no período analisado. O grupo foi formado por três integrantes da Polícia Militar e um servidor da Polícia Penal, conforme os dados apresentados pelo conselho.
O documento informa que as estatísticas serão utilizadas para orientar medidas de atendimento aos servidores. O conselho apontou ainda que a quantidade de profissionais voltados à assistência em saúde mental não atende a demanda atual.
O planejamento definido pela gestão estadual prevê ampliar a rede de atendimento psicológico e reduzir os índices de vitimização e suicídio entre profissionais da segurança pública até 2028, com programas de risco ocupacional e suporte psicossocial.



