RIO DE JANEIRO
Novo concurso PMERJ depende da chamada de 800 aprovados, diz Witzel

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, reafirmou que só poderá abrir um novo concurso para soldados da Polícia Militar com a chamada dos 800 remanescentes da seleção de 2014. A posição foi defendida em sua página no Facebook.
“Ainda não há uma previsão sobre novos concursos para a Polícia Militar. O governador só poderá abrir novos concursos após a convocação dos outros 800 candidatos do concurso de 2014, o que ocorrerá no decorrer de 2020. #EquipeWitzel”.
No dia 19 de junho, 443 aprovados no último concurso PMERJ se formaram no Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Dessa seleção, cerca de 800 candidatos ainda aguardam a convocação.
O secretário da Polícia Militar do Rio, coronel Rogério Figueiredo, disse que aguarda a corporação atingir 400 vacâncias para abrir uma nova turma no Curso de Formação.
De acordo com o presidente da Comissão de Servidores da Alerj, deputado Bruno Dauaire (PSC), a PMERJ tem a média de 70 saídas por mês. O que inclui aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral.
"Até o fim de abril, havia 252 postos vagos. Como há essa média mensal, o secretário afirmou que, entre julho e agosto, deverá atingir as 400 vagas para iniciar a formação", descreveu o parlamentar.
Em função do Regime de Recuperação Fiscal, o Estado do Rio de Janeiro só pode fazer novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data de assinatura do RRF.
Estão em tramitação na Alerj projetos de lei que cobram a convocação de todos os remanescentes do concurso PMERJ 2014. A PM, dentro das restrições, espera abrir nova turma do CFAP em agosto.