JUSTIÇA
Imóveis bloqueados e penhorados tem queda no primeiro quadrimestre

Os imóveis que foram bloqueados pela Justiça por meio eletrônico tiveram leve queda no mês de abril. Depois de apresentar alta nos meses de janeiro, fevereiro e março, os números de indisponibilidade de bens foram menores que nos últimos 2 meses.
Os dados fornecidos pelo Operador Nacional do Registro Eletrônico de Imóveis (ONR) entidade responsável pelo gerencialmente da plataforma SAEC, aponta que entre janeiro e abril de 2022, foram 83,6 mil indisponibilidades de bens, quando é solicitado o bloqueio do imóvel pela Justiça, e 34 mil cancelamentos, quando esses imóveis são retomados ao mercado imobiliário.
O número de imóveis penhorados também diminuiu. A plataforma Penhora Eletrônica de Imóveis faz a interligação do Poder Judiciário aos cartórios de registro de imóveis. Os dados apontam queda no mês de abril em relação aos meses anteriores.
Nos 4 primeiros meses do ano, foram decretados pelo Poder Judiciário um total de 14,1 mil penhoras online em todo o país. Apenas no estado de São Paulo foram 13,1 mil penhoras realizadas, o que representa 92,74% do total consolidado.