ELEIÇÃO
Jornalistas vão eleger nova diretoria da Fenaj e Comissão Nacional de Ética
Votação será realizada em modo virtual, nos dias 26, 27 e 28 de julho em todo o País
As eleições para a renovação da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Conselho Fiscal e Comissão Nacional de Ética ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de julho deste ano. Podem participar profissionais sindicalizados/as adimplentes com sua mensalidade sindical.
A Fenaj mantém o pioneirismo de ser a única federação sindical no Brasil eleita pelo voto direto da categoria. E inova, este ano, com a realização de um processo eleitoral totalmente eletrônico e on-line.
Para ter acesso ao sistema de votação, o jornalista receberá em seu e-mail, um link que permitirá o seu voto. É importante estar com os dados cadastrais atualizados junto ao Sindicato local, para receber as orientações e a senha que dará acesso à urna virtual.
Em Alagoas, o Sindjornal vai disponibilizar um computador no dia 28, das 9 às 17h, em sua sede provisória localizada no prédio da CUT, no bairro da Cambona, para que os sindicalizados com dificuldade de acesso virtual possam exercer seu direito de voto.
Chapa única
A jornalista cearense, Samira de Castro, concorre à presidência da Federação, encabeçando a chapa “Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, que reúne 32 componentes representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos filiados à Fenaj.
Alagoas está representada pela jornalista Valdice Gomes, que integra a chapa como candidata ao cargo de Secretária de Gênero, Raça e Etnia.
Paralelo às eleições para a diretoria da Fenaj, os jornalistas também escolherão os novos membros da Comissão Nacional de Ética (CNE). Seis candidatos concorrem ao pleito, mas apenas os cinco mais votados serão eleitos como membros titulares, ficando, o menos votado, na condição de suplente. Para a CNE, a votação é nominal e cada jornalista pode votar em até 5 nomes.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, alerta para a importância da união da categoria neste momento de intimidações ao livre exercício da atividade jornalista. Ele ressalta que “a participação expressiva dos jornalistas na eleição da Fenaj é uma das formas de respaldar a entidade na luta pela liberdade de imprensa e pela democracia, tão ameaçadas atualmente”.
“Conclamo a categoria a se habilitar e participar efetivamente da eleição da Federação, a fim de fortalecer o processo democrático para a escolha dos novos dirigentes que irão tocar as lutas em defesa da categoria, do jornalismo e da democracia”, convida a atual presidente da Fenaj, Maria José Braga.
Publicidade