VEXAME

Augusto Nardes tenta explicar áudio sobre golpe e passa vergonha

Ministro do TCU diz que lamenta 'a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos'
Por Brasil247 21/11/2022 - 15:39
A- A+
Agência Brasil
Augusto Nardes, ministro do TCU
Augusto Nardes, ministro do TCU

O ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes divulgou uma nota nesta segunda-feira (21) para tentar explicar as declarações de cunho golpista feitas por ele em um grupo de WhatsApp de empresários do agronegócios e obtido pelo Brasil 247. Na nota, Nardes afirma que “repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas".

Em outro trecho da nota, o ministro também diz que "lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos".


O aúdio com as declarações de cunho golpista causaram uma forte reação entre membros do Judiciário e do meio político. Ministros do TCU afirmaram estar “constrangidos” com as declarações de Nardes e o aconselharam a se retratar para evitar o risco de ser enquadrado no artigo 359º da Nova Lei de Segurança Nacional (LSN), que prevê pena de quatro a oito anos de reclusão a quem “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais".

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato