O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, expressou nesta sexta-feira (2) sua esperança de que o Brasil não enfrente eleições tão polarizadas como as ocorridas em 2022.
Durante um encontro com representantes dos tribunais regionais eleitorais do país, realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, o ministro manifestou otimismo em relação ao futuro eleitoral do país, fazendo uma referência ao seu time de coração: "Sou extremamente otimista, até porque corintiano quem não é otimista não é corintiano. Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas. Discurso de ódio tão violento. Adversário político não é inimigo que precisa ser abatido. Adversário político precisa ser vencido", declarou Moraes.
Além disso, ao abordar o tema das fake news, o ministro ressaltou que a justiça eleitoral teve que abandonar sua postura minimalista e atuar de forma mais intensa na organização do pleito do ano passado. "A Justiça Eleitoral precisou sair de uma posição minimalista, tradicionalmente minimalista, para combater essas verdadeiras milícias digitais", apontou Moraes.
Ele destacou que essas milícias digitais propagavam e continuam propagando não apenas o ódio e o desejo de acabar com a democracia, mas que agora não existe mais uma "terra sem lei". "Elas queriam influenciar o eleitorado, buscando desencorajar a participação nas urnas", acrescentou o ministro.
Utilizamos cookies para coletar dados e melhorar sua experiência, personalizando conteúdos e customizando a publicidade de nossos serviços confira nossa política de privacidade.