IGREJA CATÓLICA
Corpus Christi: Entenda o significado da data religiosa
Data é celebrada sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.jpg)
Nesta quinta-feira, 8, celebra-se em muitos países ao redor do mundo o dia de Corpus Christi. Mas você sabe o que esse dia representa? Vamos explicar de forma didática o significado dessa data religiosa religioso.
Corpus Christi é uma expressão em latim que significa "Corpo de Cristo". A data é celebrada anualmente pela Igreja Católica, sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que ocorre 60 dias após a Páscoa.
O dia visa honrar a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, o sacramento da comunhão. Os católicos acreditam que durante a celebração da Missa, o pão e o vinho se transformam no corpo e no sangue de Cristo, tornando-se sua presença viva entre os fiéis.
A origem da data remonta ao século XIII, quando a religiosa belga Juliana de Cornillon teve visões de Cristo pedindo uma festa em honra à Eucaristia. Após a aprovação do Papa Urbano IV, a celebração do Corpus Christi foi oficialmente instituída em 1264.
No Brasil, dia de Corpus Christi é marcado por procissões solenes, nas quais os fiéis saem em procissão pelas ruas, enfeitadas com tapetes coloridos feitos de serragem, flores, folhas e outros materiais. Esses tapetes representam um gesto de devoção e preparação para a passagem do Santíssimo Sacramento.
A celebração de Corpus Christi é uma oportunidade para os católicos renovarem sua fé na presença de Cristo na Eucaristia e refletirem sobre a importância desse sacramento em suas vidas. Além disso, o feriado também é um momento de união e devoção para a comunidade católica.
É importante ressaltar que, embora seja um feriado religioso católico, o dia de Corpus Christi é reconhecido como feriado nacional em muitos países, mas no Brasil é considerado ponto facultativo.
Publicidade