operação falácia

Vereadores de Maceió e municípios vizinhos têm perdido sono, diz colunista

Algumas figuras já veem os fios brancos se multiplicarem diante do avanço da PF
Por Gabriel Mousinho - Colunista do EXTRA 03/05/2025 - 08:17
A- A+
Assessoria
Vereador Siderlane Mendonça
Vereador Siderlane Mendonça

O processo de “rachadinha” entre alguns personagens de Câmaras municipais que agora foi atropelado por uma ação da Polícia Federal, autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral, apenas deixou exposto o que já se sabia há muito tempo sob as vistas grossas de quem conhece os bastidores da política. 

Mesmo que as “rachadinhas” não tenham vindo a público tempos atrás, é considerado comum o esquema de políticos não comprometidos com a decência, onde parte dos vencimentos de comissionados normalmente é distribuído de maneira irresponsável e fraudulenta.

Bastidores 

A coluna já recebeu diversas informações de que a prática sempre foi corriqueira durante o pagamento mensal de privilegiados em cargos em comissão os quais, sem outras opções de trabalho, se submetem às regras sujas do jogo.

Amplitude 

As investigações não devem ficar apenas entre alguns poucos vereadores na primeira fase da Operação Falácia. Ela deve ir mais além à medida que novas denúncias sejam investigadas pela Polícia Federal e naturalmente exponham os artífices da engrenagem que sempre são reconduzidos ao cargo de quatro em quatro anos. 

Aprofundando 

Mas o que as autoridades já sabem é que outros expedientes escusos também são utilizados durante o mandato por pessoas inescrupulosas e que sempre ficaram à margem de investigações. Se for a fundo – e a Polícia Federal deve ter bastante munição para isso – não é só o vereador Siderlane Mendonça que irá pagar o pato. Muitos já estão na fila, inclusive em outras instituições. 

Denúncias 

Nos bastidores circulam as informações de que muitos comissionados deixavam uma parte dos vencimentos para que fosse distribuída com outras pessoas para robustecer a equipe do interessado, mas tudo por baixo dos panos. Falta, apenas, quem tenha a coragem e a hombridade de denunciar quem são os contumazes irresponsáveis que passam uma outra imagem para a população.

Sem dormir 

Nos últimos dias alguns vereadores de Maceió e municípios vizinhos têm perdido o sono. As permanentes investigações da Polícia Federal sobre atos de corrupção dentro da Operação Falácia têm apressado o surgimento de cabelos brancos de algumas figuras. Dentro de alguns dias novos fatos poderão surgir, talvez até com mandados de prisão.

Confira mais notas sobre a política alagoana na coluna do jornalista Gabriel Mousinho, no EXTRA, nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato