ECONOMIA

Governo avalia nome indicado por Lira para Caixa Econômica

Rita Serrano enfrenta pressão para ser demitida do cargo
Por Redação 25/10/2023 - 11:39
A- A+
Valter Campanato/EBC.
Lula e Lira durante evendo do governo federal
Lula e Lira durante evendo do governo federal

O governo Luiz Inácio Lula da Silva está avaliando o nome do servidor Carlos Antônio Vieira Fernandes, indicado pelo bloco de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. A informação foi divulgada em uma reportagem do jornal Valor Econômico nesta quarta-feira, 25.relacionadas_esquerda

Carlos Antônio Vieira Fernandes é economista e servidor de carreira da Caixa. Ele ocupou a secretaria-executiva do Ministério das Cidades durante o primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), quando o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) era o titular da pasta.

Nesta quarta-feira, está previsto um encontro entre Lula e a atual presidente da Caixa, Rita Serrano, que enfrenta pressão para ser demitida do cargo. A cadeira de Rita está prometida ao Centrão desde o recesso parlamentar, e nos últimos dias a pressão aumentou para que o impasse em torno de sua substituição seja resolvido.

A tensão se intensificou após uma exposição de arte patrocinada pela Caixa Econômica, que inclui uma obra com a imagem de Lira dentro de uma lata de lixo, deixando o presidente da Câmara "enfurecido".

Embora não tenha conversado com a cúpula do governo petista recentemente, fontes afirmam que deputados próximos a Lira enviaram recados ao Palácio do Planalto sobre a revolta do parlamentar alagoano com a exposição autorizada por Rita.

Diante disso, parlamentares ligados ao presidente da Câmara têm alertado o governo petista que a situação precisa ser resolvida antes do fim do ano. As negociações para a substituição de Rita Serrano estavam empacadas no início do segundo semestre, devido à exigência do Centrão de ter liberdade para nomear seus indicados para todas as vice-presidências do banco.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato