CONFLITO

Elon Musk: como embate com Moraes começou?

Proprietário do X concordou com os apoiadores de Bolsonaro e acusou o ministro brasileiro de censura
Por Redação 30/08/2024 - 15:48

ACESSIBILIDADE

Divulgação/GPU Technology Conference
O bilionário Elon Musk
O bilionário Elon Musk

A rede social X informou que espera que a plataforma seja bloqueada no Brasil, após anunciar que não vai cumprir ordens do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Na quarta-feira (28), Moraes intimou o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. No caso de descumprimento, dizia a intimação, a rede social poderá ser suspensa no país. As informações são do site G1.

A BBC News Brasil está no WhatsApp! Confira como receber nossas notícias pelo aplicativo

O ministro também exigiu o pagamento de multas pelo descumprimento de ordens judiciais anteriores. No comunicado do X, a empresa não diz claramente se não vai indicar um representante legal, como pede Moraes.

Como começou o confronto entre Moraes e Musk ?

Em 8 de janeiro de 2023, uma multidão de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência, invadiu o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, e vandalizou símbolos da República.

Após esse episódio, o STF intensificou as investigações sobre a disseminação de conteúdos falsos e o possível financiamento de grupos que ameaçam a democracia brasileira.

O ministro Alexandre de Moraes, relator dos inquéritos que apuram a disseminação de fake news, milícias digitais e atos golpistas, ordenou o bloqueio de diversos perfis em redes sociais administrados por usuários acusados de atentar contra a democracia do Brasil.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato