DISTRIBUIÇÃO DE RENDA
NIS 0 do Bolsa de Família de setembro será antecipado; veja a nova data
Caixa Econômica Federal oferece mensalmente a opção de antecipação dos pagamentosO Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) iniciou os pagamentos do Bolsa Família referentes à folha de setembro. Ao todo, 20,71 milhões de famílias permanecem aptas a receber o benefício, mesmo após a exclusão de 50 mil famílias. O valor mínimo a ser pago é de R$ 600, com 2,6 milhões de beneficiários na regra de proteção.
A regra de proteção prevê que beneficiários recebam 50% do valor original por até 24 meses. Isso ocorre em casos onde há aumento da renda familiar. A maior parte dos beneficiários receberá o valor integral, enquanto essa parcela menor terá uma redução temporária no valor recebido.
Antecipação do pagamento
A Caixa Econômica Federal oferece mensalmente a opção de antecipação dos pagamentos do Bolsa Família. Em setembro, os beneficiários com NIS final 5 receberam o valor antecipado para o dia 23, enquanto aqueles com NIS final 0, que originalmente receberiam no dia 30, terão o pagamento adiantado para o dia 28.
Essa prática de antecipação é comum e tem como objetivo reduzir o fluxo nas agências bancárias, especialmente às segundas-feiras, quando o movimento é maior. Antecipar o pagamento visa distribuir melhor a demanda e evitar filas nos dias mais movimentados.
Mesmo que não seja uma obrigação prevista nas regras do programa, a antecipação dos pagamentos facilita o acesso dos beneficiários ao valor. Além disso, quem optar por movimentar os recursos via aplicativo Caixa Tem poderá fazê-lo sem a necessidade de ir até uma agência.