saiba mais

Eleições OAB-PE: confira a data e o horário da divulgação do resultado

Este ano, pela primeira vez em 92 anos de história, a eleição ocorrerá de forma totalmente online
Por Redação 18/11/2024 - 09:29
Atualização: 18/11/2024 - 09:44

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Candidatos à Presidência da OAB em Pernambuco
Candidatos à Presidência da OAB em Pernambuco

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) realiza nesta segunda-feira, 18, as eleições para definir a gestão do triênio 2025-2027, com a escolha da diretoria, conselheiros federais e seccionais, além da composição da Caixa de Assistência. As votações, que acontecem das 9h às 17h, também decidirão os representantes das 29 subseccionais da OAB-PE em todo o estado.

Este ano, pela primeira vez em 92 anos de história, a eleição ocorrerá de forma totalmente online, permitindo que advogados e advogadas votem por meio de computadores, smartphones ou tablets. O resultado será divulgado ainda no mesmo dia, uma hora após o fechamento das urnas. 

"Esse é um avanço significativo, que representa a modernização e o fortalecimento da nossa instituição. Será um momento único para que todos os advogados de Pernambuco participem de um processo democrático, ágil e transparente", destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.

O Recife Expo Center, localizado no bairro de São José, será um ponto de apoio para quem enfrentar dificuldades no dia da votação. Além disso, todas as 29 subseccionais disponibilizarão computadores para os eleitores. O voto é obrigatório para os advogados adimplentes, com multa de 20% do valor da anuidade em caso de ausência. O prazo para justificar a falta é de 30 dias a contar do dia seguinte à eleição.

A eleição de 2024 conta com auditoria e utilização de tecnologia certificada pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), garantindo a transparência e a integridade do processo. Os eleitores podem acessar o sistema eletrônico de votação por meio do site oficial (https://www.vote2024oabpe.org.br), utilizando CPF, certificado digital, biometria ou código de acesso enviado por e-mail ou SMS.

A disputa para a Presidência da OAB-PE envolve três chapas: Renovação Experiente (100), liderada pela atual vice-presidente Ingrid Zanella, com Schamky Bezerra na vice; Renova OAB (200), encabeçada por Almir Reis, com Fernanda Resende na vice; e Coragem para Mudar (300), liderada por Fernando Santos Júnior, presidente da OAB Caruaru, com Rodrigo Piancó na vice.

Além da eleição para a gestão da OAB-PE, também ocorrerá a votação para a escolha da lista sêxtupla de candidatos a desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), cargo destinado à OAB-PE pelo Quinto Constitucional. Os advogados poderão escolher entre 28 candidatos que atendem aos critérios de notório saber jurídico e mais de dez anos de prática profissional. Este ano, a lista será formada com 50% de mulheres e 30% de advogados negros, pretos ou pardos. O voto para esta eleição é facultativo.

A lista sêxtupla será enviada ao TJPE, onde os desembargadores votarão para formar uma lista tríplice que será encaminhada à governadora Raquel Lyra (PSDB), responsável pela nomeação do novo desembargador.

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato