Meio Ambiente
Nível do Rio São Francisco tem aumento expressivo com chuvas em novembro
Rio foi marcado pelos impactos do fenômeno El Niño, que reduziu a vazão dos seus afluentes em 2023As primeiras semanas do período de defeso, conhecido como Piracema, trouxeram chuvas suficientes para melhorar o nível e a vazão do Rio São Francisco. Antes do início do período chuvoso na bacia hidrográfica, o Velho Chico apresentava condições de seca severa, comparáveis àquelas registradas na segunda metade da última década.
A água que chega ao rio contribui para melhorar a oxigenação e aumentar a oferta de alimentos para os peixes. O aumento do nível também favorece os peixes que nadam rio acima, permitindo-lhes alcançar locais de águas ricas em oxigênio, quentes e turvas, condições ideais para a reprodução.
Após anos de cheias significativas, 2023 foi marcado pelos impactos do fenômeno El Niño, que reduziu a vazão do rio e de seus afluentes. No entanto, a situação não foi tão crítica devido às reservas acumuladas nos reservatórios de Três Marias, em Minas Gerais, e Sobradinho, na Bahia. Esses reservatórios, responsáveis por regular a vazão do rio, contribuíram para amenizar os efeitos da estiagem.
Com a chegada das chuvas, os volumes dos reservatórios começaram a se recuperar. Três Marias opera com 43% de sua capacidade, enquanto Sobradinho está com 42%. Ambos os reservatórios interromperam a trajetória de queda dos volumes nos últimos dias.
A recuperação também refletiu nos níveis dos afluentes, que elevaram significativamente a altura do rio em diversos pontos. Mesmo com a defluência de Três Marias estabilizada em cerca de 400 metros cúbicos por segundo (m³/s), em São Romão, no Norte de Minas, o nível subiu de 1,8 metros (m) em outubro para 3,25 m. Em São Francisco, na mesma região, o nível passou de 1,65 m para 3,4 m. Já na Bahia, em Carinhanha, o nível chegou a 0,95 m e agora está em 2,3 m. Em Bom Jesus da Lapa, saltou de 2,45 m para 4 m.
Nas áreas do Sub-médio e Médio São Francisco, o nível segue regulado pela vazão de Sobradinho e das demais hidroelétricas do sistema. Nestas localidades, o regime chuvoso ainda não teve início.