Falta de Recursos
Famílias de 31 municípios de Alagoas temem suspensão da Operação Carro-Pipa
Sem recursos, Exército já interrompeu fornecimento de água potável para 70 cidades paraibanasFamílias que dependem da Operação Carro-Pipa para amenizar a escassez de água potável para consumo em 31 municípios de Alagoas estão preocupadas com a possibilidade de suspensão da iniciativa no estado. No estado vizinho da Paraíba a população foi pega de surpresa, na última sexta-feira, 22, com o aviso de interrupção temporária do serviço pelo Exército, a partir desta segunda-feira, 25.
O anúncio da suspensão foi dado pelo escritório regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército, enviado aos coordenadores da Defesa Civil. Setenta cidades paraibanas serão afetadas. O motivo citado foi "a falta de descentralização de recursos financeiros pelo Governo Federal".
Na Paraíba, o serviço leva água potável para 159 municípios e contempla quase 270 mil habitantes, segundo informações da Associação da Federação dos Municípios da Paraíba (Famup).
Em Alagoas, a população contemplada com a distribuição de água é 134.599 pessoas em 31 municípios. São famílias que sobrevivem com a escassez de água para consumo próprio e animal em função da estiagem, principalmente no Semiárido e Sertão. As famílias temem que a suspensão da atividade também afete o estado, em curto prazo.
Em nota, o Exército afirma que vem envidando esforços para que não haja interrupção no fornecimento de água potável, além de estar em contato permanente com os órgãos governamentais, a fim de encontrar soluções para a disponibilização de recursos que possam atender a Operação.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou aos paraibanos que já comunicou aos ministérios do Planejamento e Orçamento e o da Fazenda sobre o problema em relação à Operação Carro-Pipa. Disse também que “aguarda a liberação de crédito suplementar para garantir a continuidade da operação”.