POLÍTICA
PGR deve apresentar denúncia contra Bolsonaro na próxima semana
Material será oferecido ao STF pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana que vem a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por participação em uma tentativa de golpe de Estado em 2022. A expectativa é de que Bolsonaro esteja na primeira leva das acusações, que serão fatiadas. As informações são do jornal O Globo.
A estratégia de fatiar as denúncias tem como objetivo individualizar a conduta dos acusados a partir de diferentes núcleos de atuação, além de otimizar o julgamento pelo STF, possibilitando a análise ainda em 2025. Os ministros da Corte deixam claro que querem julgar Bolsonaro ainda neste ano para evitar tumultos nas eleições presidenciais de 2026.
Caso a denúncia contra Bolsonaro seja confirmada, o caso será remetido ao ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, e depois apreciado pela Primeira Turma. No relatório de 884 páginas que encaminhou ao STF no final do ano passado, a PF afirma que Bolsonaro "planejou, atuou e teve domínio de forma direta e efetiva" em um plano de golpe de Estado para mantê-lo no poder no fim de 2022.
De acordo a corporação, os "atos executórios" realizados por um grupo "liderado" por Bolsonaro tinham o objetivo de abolir o Estado democrático de direito, "fato que não se consumou em razão de circunstâncias alheias à vontade de Bolsonaro".